Orquestra Sinfônica se apresenta no Teatro Universitário dias 11 e 12 de julho

09/07/2018 - 17:44  •  Atualizado 17/07/2018 11:59

O Teatro Universitário, no campus de Goiabeiras, recebe nos dias 11 e 12 de julho a Orquestra Sinfônica do Espírito Santo – Oses (foto), para apresentações da tradicional série Quarta e Quinta Clássicas, da Temporada 2018. Sob a regência de seu maestro titular Helder Trefzger, os espetáculos têm início às 20 horas e os ingressos estarão à venda somente na bilheteria do Teatro, em dinheiro e sem lugar marcado, pelos valores de R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).

As apresentações incluem peças de Copland, Mussorgsky e Mark Ford, com destaque para a obra “Quadro de uma exposição”, escrita pelo compositor russo Mussorgsky em 1874, inspirado pelos desenhos e maquetes do arquiteto Victor Hartmann, seu amigo morto um ano antes. São peças curtas nas quais a visão subjetiva de Mussorgsky retrata desde cenas simples até o realismo fantástico. “Quadro de uma exposição” tornou-se conhecida, em 1922, devido a orquestração realizada pelo compositor e pianista francês Joseph Maurice Ravel.

Outro destaque é o concerto para marimba, composto em 1987 pelo compositor americano Mark Ford que, em 2012, ganhou roupagem sinfônica. A obra requer a presença de três solistas que, juntos, tocam o mesmo instrumento. Os baianos Aquim Sacramento e Érica Sá e o paulista Gabriel Novais se apresentam como solistas no espetáculo.

Texto: Adriana Damasceno