Palestra gratuita aborda eclipse e Teoria da Relatividade Geral neste domingo, 7

Neste domingo, 7, será realizada mais uma edição do projeto Universo no Parque, que levará ao público uma reflexão sobre o tema O Eclipse em Sobral e a Teoria da Relatividade Geral. A palestra é gratuita, aberta ao público, e será realizada das 11 às 11h40, no auditório principal do Parque Botânico da Vale, localizado na Avenida dos Expedicionários, s/n, no bairro Jardim Camburi, em Vitória.

O tema será abordado pelo professor do Departamento de Física da Ufes e coordenador do Núcleo Cosmo-Ufes, Júlio Fabris, que abordará a teoria da Relatividade Geral proposta em 1915, segundo a qual gravitação é uma manifestação da estrutura do espaço-tempo.

Ele explica que uma das predições mais notáveis da teoria da Relatividade Geral é que a luz deve ser desviada ao passar pela vizinhança de corpos massivos. Tal predição foi comprovada por meio das medidas da mudança da posição aparente das estrelas quando do eclipse observado em Sobral, Ceará, em 1919.

“Nesta palestra, as predições da Relatividade Geral referente ao comportamento da luz na presença do campo gravitacional são revistas e as dificuldades e os sucessos da expedição científica a Sobral para medir os efeitos previstos pela teoria são descritos”, afirma o professor.

O projeto Universo no Parque é uma iniciativa do grupo de pesquisa Cosmo-Ufes, do curso de Física, que tem o objetivo de levar as discussões científicas sobre o universo para fora das salas de aula, sempre em um domingo do mês. Mais informações estão disponíveis no site www.cosmo-ufes.org .

 

Texto: Thereza Marinho

 

Categoria: 
Destaque
Evento
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.