Palestra orienta professores e acadêmicos para inscrição no Programa de Iniciação Científica Jr

06/05/2015 - 18:15  •  Atualizado 07/05/2015 17:48

Professores, pesquisadores e acadêmicos de Instituições de Ensino Superior podem se inscrever até o dia 12 de junho no Programa de Iniciação Científica Júnior (PICJr) – Pesquisador do Futuro para coordenar pesquisas de alunos da rede pública de ensino fundamental e médio. A reunião para divulgação do programa acontecerá nesta quinta-feira, 7, no auditório Manuel Vereza, localizado no campus de Goiabeiras, em dois horários: das 13h30 às 15h30 e das 16 às 18 horas.

O projeto será coordenado por um pesquisador ou professor do Ensino Superior, que  coordenará as atividades desenvolvidas pelos alunos do ensino fundamental ou médio da uma escola pública. O professor da escola relacionado ao projeto de pesquisa será o tutor dos alunos e auxiliará nas atividades. Estudantes de graduação também podem atuar como monitores do projeto, de acordo com a escolha do pesquisador. Todos os participantes do projeto receberão bolsas mensais que variam de R$ 100,00 a R$ 500,00, por até 24 meses de execução dos projetos, além de auxílio financeiro anual no valor de R$ 8 mil.

Seleção

O Programa de Iniciação Científica Júnior – Pesquisador do Futuro tem a finalidade de apoiar projetos desenvolvidos em escolas situadas em áreas de vulnerabilidade social. Serão selecionados projetos em todas as áreas de conhecimento que busquem despertar vocações científicas e tecnológicas, além de incentivar talentos potenciais.

Para participar, o professor da Instituição de Ensino Superior deve estar vinculado ao SigFapes (www.sigfapes.es.gov.br) e se inscrever no portal da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), no endereço www.fapes.es.gov.br. Mais informações também estão disponíveis no edital em anexo.

Texto: Jéssyka Saquetto (bolsista de projeto de Comunicação)