Palestra sobre A Máquina do Fim do Mundo e a Partícula de Deus neste final de semana

O projeto Universo no Parque irá apresentar, neste sábado, 14, a palestra A Máquina do Fim do Mundo e a Partícula de Deus. O evento será realizado na Concha Acústica do Parque Moscoso, no Centro de Vitória, das 18 às 18h40. Já no domingo, 15, a palestra acontecerá das 11 às 11h40, na sala Pau Brasil do Parque Botânico da Vale, em Jardim Camburi, também na capital.

Esta edição do projeto irá abordar o Grande Colisor de Hádrons, uma imensa e sofisticada máquina criada com o objetivo de comprovar experimentalmente a existência de certas partículas previstas teoricamente. Dentre elas, está o bóson de Higgs, chamado de “partícula de Deus” por ser o responsável pela geração de massa de todas as partículas conhecidas.

Segundo os organizadores, a polêmica gerada em torno do funcionamento do Colisor deve-se às enormes energias geradas nesse processo, o que, para muitos, poderia levar à criação de um buraco negro e destruir a Terra, entre outras previsões catastróficas.

As palestras serão ministradas pelo professor do Departamento de Física da Ufes José Alexandre Nogueira. O projeto Universo no Parque, voltado para o público em geral, é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Astrofísica, Cosmologia e Gravitação (PPGCosmo) e do Grupo de Pesquisa em Gravitação e Cosmologia (Cosmo-Ufes).

 

Texto: Nábila Corrê

Categoria: 
Destaque
Evento
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.