Papai Noel dos Correios: Siarq disponibiliza cartas para "adoção"

12/11/2018 - 14:42  •  Atualizado 14/11/2018 17:23

A Coordenação do Sistema de Arquivos (Siarq) da Ufes está participando da campanha “Papai Noel dos Correios”, disponibilizando cartas escritas por crianças em situação de vulnerabilidade social.

A campanha é aberta a qualquer pessoa da comunidade universitária: estudantes, professores, servidores técnicos e funcionários de empresas terceirizadas. Aqueles que quiserem adotar uma carta devem retirá-la na Seção de Protocolo Geral do Siarq até o dia 23 de novembro.

A entrega dos presentes deve ser feita no mesmo local, no período de 19 a 27 de novembro. É importante lembrar que os presentes devem ser entregues embrulhados e, caso haja mais de um presente para a mesma criança, a organização da campanha pede que eles sejam reunidos em um único pacote. Caso o presente seja frágil, pede-se que seja escrita a palavra “frágil” no pacote.

Solidariedade

A campanha “Papai Noel dos Correios” nasceu pela iniciativa de alguns empregados, que, durante a rotina de trabalho, recebiam cartas escritas por crianças, destinadas ao Papai Noel, mas sem endereço. Sensibilizados, resolveram adotar eles mesmos as cartinhas e enviar os presentes.

Além de estimular as crianças a escreverem cartas, a campanha dissemina valores natalinos, como a solidariedade. Em uma corrente do bem, empresa, empregados e voluntários da sociedade se juntam para, dentro do possível, atender aos pedidos de presentes daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Com o passar do tempo, a ação foi ganhando proporção e acabou se transformando em um projeto corporativo dos Correios. Ao longo dos 29 anos da campanha, milhões de crianças tiveram seu pedido atendido.

Além das cartas das crianças da sociedade que escrevem diretamente ao Papai Noel, participam da campanha estudantes das escolas da rede pública (até o 5º ano do ensino fundamental) e de instituições parceiras, como creches, abrigos, orfanatos e núcleos socioeducativos.

Texto: Thereza Marinho, com informações dos Correios