Participe das ações de combate ao mosquito

12/02/2016 - 18:34  •  Atualizado 16/02/2016 11:12

A comunidade universitária tem um importante papel nos estudos e no tratamento dos fenômenos e casos ligados às doenças provocadas pelos mosquitos, mas neste sábado, 13, é o dia de todos servidores públicos, estudantes, amigos e familiares irem literalmente a campo para participar do Dia de Mobilização para Combate do Aedes aegypti.

A situação atual impõe aos governos e à sociedade brasileira um grande desafio, que é a intensificação das ações de combate ao vetor de transmissão de dengue, chikungunya e zika.

Ao longo deste sábado, serão várias ações emergenciais em parceria com órgãos públicos e forças armadas, mas as atividades não podem se limitar apenas a um dia.

Em casa, no local de trabalho ou de estudo, há uma série de rotinas que podem ser adotadas. Seguem algumas dicas:

- Verificar caixas, reservatórios e depósitos de água, assegurando que estejam ou sejam limpos e tampados.

- Observar lajes, calhas, lonas de cobertura, depósitos de materiais e banheiros desativados para desobstrução, limpeza e eliminação de acúmulo folhas e de água.

- Manter os ralos e vasos sanitários limpos e fechados.

- Esvaziar e limpar as bandejas de ar-condicionado e geladeiras.

- Inspecionar áreas de descarte de sacos de lixo, copos plásticos e outros materiais que possam acumular água e servir de criadouro de mosquitos.

- Checar os aparadores de água de filtros de parede, bem como fontes e vasos de plantas. Garrafas e objetos côncavos devem ser virados para baixo para não reterem água.

Caso tenha dificuldade de acesso a algum lugar que suspeite como possível foco de larvas e mosquitos, e se estiver na Ufes, entre em contato com a Prefeitura Universitária, seja nos campi de Goiabeiras (4009-2787), Maruípe (4009-7558), Alegre (3552-8922) ou São Mateus (3312-1643). Caso não esteja na Universidade, acione as prefeituras ou os agentes de saúde.

A Ufes e você contra o mosquito.