Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Química é destaque no Jornal Nacional

14/05/2014 - 17:45  •  Atualizado 15/05/2014 18:33
Compartilhe

Por Thereza Marinho

A edição do Jornal Nacional desta terça-feira, 13, veiculou uma reportagem sobre uma técnica desenvolvida pela Ufes para tornar mais conclusivo o exame que identifica o tipo de arma usada num crime e quem fez o disparo.

O estudo vem sendo realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Química há cerca de dois anos, sob a coordenação do professor Wanderson Romão, em parceria com a Polícia Civil do Estado. 

Segundo informações da Polícia Civil, o exame realizado atualmente para esclarecer crimes provocados por arma de fogo não revela, por exemplo, se o chumbo encontrado na mão do suspeito é oriundo de um disparo de arma de fogo, uma vez que o chumbo está presente em outras atividades e em outros elementos da natureza.

Com a técnica desenvolvida pela Ufes, amostras com resíduos de tiros foram levadas para um laboratório de química e analisadas em máquinas que antes faziam análise de solo e petróleo, possibilitando um resultado mais completo. Além da precisão, o teste se mostrou mais barato e mais rápido.

Para ver a matéria completa, basta clicar no link http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2014/05/ufes-cria-tecnica-p…