Pesquisa sobre envelhecimento celular tem reconhecimento internacional

13/01/2017 - 09:51  •  Atualizado 18/01/2017 12:07
Compartilhe

O professor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Daniel Gomes, terá trabalho sobre sobre a reversão do envelhecimento do sistema imunológico publicado na revista científica Nature Immunology, uma das mais renomadas dessa área. O professor afirma que o resultado da pesquisa irá possibilitar que as pessoas envelheçam com mais saúde.

Segundo Gomes, à medida que as pessoas ficam mais velhas, as células do sistema imunológico vão perdendo sua capacidade de defender o organismo contra doenças. O grupo de pesquisadores da Universidade de Londres, do qual Gomes fez parte como pesquisador associado, concluiu que é possível deter esse processo, inibindo a ação da molécula Gmac, descoberta por eles.

Dessa forma, segundo o professor, idosos poderão reagir a doenças e infecções da mesma maneira que os mais jovens. "A melhoria da resposta celular, principalmente do sistema imunológico, fará as pessoas viverem com saúde pelo máximo de tempo, mas não irá parar o processo de envelhecimento, que acontece naturalmente", declarou o professor.

Daniel Gomes destacou ainda outros trabalhos científicos dos quais faz parte que ganharam reconhecimento em outros países, como a seleção do grupo de  pesquisa do Núcleo de Doenças Infecciosas e do Núcleo de Biotecnologia da Ufes, pelo Fundo Newton e pelo Conselho Médico Britânico MRC, ambos do Reino Unido.  O fomento foi direcionado à pesquisa sobre o desenvolvimento de vacinas contra a leishmaniose humana, doença que pode resultar em sérios problemas físicos e problemas sociais.

 

Texto: Nábila Corrêa
Edição: Thereza Marinho