Pesquisa sobre traumatismo cranioencefálico é publicada na Frontiers in Neurology

17/05/2019 - 18:38  •  Atualizado 01/11/2022 09:17

Um estudo sobre preditores de mortalidade hospitalar e a carga relacionada à doença em traumatismo cranioencefálico grave no Brasil, realizado pelo professor do Departamento de Fisioterapia da Ufes Fernando Zanela da Silva Arêas, foi destaque na revista científica internacional Frontiers in Neurology. Publicado sob o título Predictors of hospital mortality and the related burden of disease in severe traumatic brain injury: a prospective multicentric study in Brazil, o artigo divulga o primeiro trabalho multicêntrico prospectivo sobre mortalidade com traumatismo cranioencefálico (TCE) no Brasil.

A pesquisa publicada na seção de neurotrauma da Revista acompanhou todos os pacientes internados com TCE grave na grande Florianópolis, em Santa Catarina, durante dois anos. “Este trabalho foi desenvolvido em minha tese de doutorado em Neurociências, orientado pelo professor Roger Walz, que coordena um grande projeto de pesquisa aprovado pelo Programa Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS) sobre TCE. O objetivo principal foi identificar o impacto das ações assistenciais em hospitais do sistema único de saúde sobre a mortalidade por TCE grave”, explica o professor.

O pesquisador ressalta que o artigo é inédito na América Latina e contou com a colaboração do grupo de pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). “A ideia agora é realizar a mesma pesquisa em Vitória, para que os dados coletados nas duas cidades sejam comparados”, explicou.

Frontiers in Neurology é uma revista líder na área de Neurologia, reconhecida mundialmente. É considerado um periódico multidisciplinar de vanguarda na disseminação e comunicação de conhecimento científico e descobertas impactantes para pesquisadores, acadêmicos, clínicos e público em todo o mundo. A revista publica artigos originais, editoriais e resenhas sobre prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças neurológicas. O artigo do professor Fernando está disponível no site https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fneur.2019.00432/full .

O professor Fernando Arêas é doutor em Neurociências e pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Neurologia Clínica e Experimental (Nupnec) da UFSC. Realizou pesquisas no Laboratório de Neuromodulação do Hospital de reabilitação da Escola de Medicina de Harvard/EUA. Atua na área de neurorreabilitação hospitalar e ambulatorial, epidemiologia clínica e funcional das doenças neurológicas, traumatismo cranioencefálico e neuromodulação terapêutica.

Texto: Jorge Medina