Pesquisa sobre utilização de resíduo de vidro na formação do concreto obtém destaque nacional

21/12/2018 - 17:26  •  Atualizado 26/12/2018 15:20
Compartilhe

A pesquisa "Concreto com resíduo da lapidação do vidro como substituto parcial ao cimento", desenvolvida pelo Laboratório de Ensaios em Materiais de Construção (Lemac) do Departamento de Engenharia Civil da Ufes, conquistou o segundo lugar na modalidade Pesquisa Acadêmica, na 22ª edição do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade, concedido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

A pesquisa (clique aqui para conhecer) é coordenada pela professora Geilma Lima Vieira, do Departamento de Engenharia Civil, e foi parte da dissertação de mestrado do estudante Guilherme Guignone.

O objetivo do prêmio é reconhecer e divulgar soluções inovadoras que contribuam para a modernização e a sustentabilidade na construção civil. A pesquisa realizada pela Ufes analisa os impactos da incorporação de até 20% de resíduos da lapidação de vidros em concretos. A inovação permite a reutilização do material, que seria descartado em aterros; reduz o consumo de cimento, minimizando a carga de emissão de CO2; diminui a exploração dos recursos naturais e ainda melhora a qualidade e desempenho dos sistemas e elementos construtivos de concreto produzidos com este co-produto da lapidação do vidro.

"Ficamos muito felizes e orgulhosos em participar desse prêmio. Esse reconhecimento indica que estamos desenvolvendo pesquisa de qualidade, com potencial impacto para transferência de tecnologia na cadeia da construção civil”, afirma a professora Geilma Vieira.

Benefícios

Ela destaca que a pesquisa possibilita uma grande contribuição para sociedade, uma vez que o resíduo é aproveitado em um material que possui um alto valor agregado, como é o caso do concreto.  

“Além de minimizar os impactos ambientais causados pela destinação inapropriada do resíduo da lapidação de vidro, ocorre uma melhora da qualidade do material. Com isso tem-se vários impactos positivos, desde a economia na deposição do resíduo, passando pelo aumento de vida útil das estruturas de concreto, até a diminuição de gastos públicos em manutenções prematuras em obras executadas em estruturas de concreto", explica.

A divulgação do prêmio foi realizada no dia 11 de dezembro.  



Texto: Thereza Marinho, com informações do Lemac
Foto: Lemac