Pesquisadores em História lançam livro sobre Augusto Ruschi

22/10/2015 - 11:24  •  Atualizado 23/10/2015 16:35

No ano em que se comemora o centenário de nascimento do cientista, professor, biólogo e ambientalista Augusto Ruschi, dois estudantes do Programa de Pós-Graduação em História da Ufes lançam o “Catálogo do acervo textual de Augusto Ruschi no Instituto Nacional da Mata Atlântica”. A doutoranda Alyne dos Santos Gonçalves e o mestrando Marcello França Furtado são autores da obra de 452 páginas, resultado de intenso trabalho de pesquisa sobre os documentos produzidos e mantidos pelo naturalista capixaba no Museu de Biologia Professor Mello Leitão, criado por ele na cidade de Santa Teresa, e transformado em Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA).

O livro será lançado nesta sexta-feira, dia 23, às 19h30, na sede do INMA, em Santa Teresa, durante o seminário “Augusto Ruschi no cenário da difusão científica – Expectativas para o INMA”, com apoio da Ufes, e que integra a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia. De acordo com os autores, o catálogo “é resultado de pesquisa histórica e do tratamento arquivístico de parte significativa dos documentos produzidos e mantidos por Ruschi entre os anos de 1930 e 1980”. O patrimônio, segundo eles, constitui a memória científica, cultural e ambiental sob a guarda do INMA.

De acordo com o reitor Reinaldo Centoducatte, o cientista Augusto Ruschi deve ser sempre homenageado, por sua relevante contribuição às ciências naturais, aos estudos ambientais nos diversos ramos da Biologia, pela produção de elevado conhecimento científico e tecnológico; pela influência de suas ações na conservação da natureza; pelo seu legado intelectual para a consciência ecológica, a cidadania e a criação de novos conceitos acerca da sustentabilidade.

Ruschi nasceu em 12 de dezembro de 1915 no município de Santa Teresa, e morreu em 3 de junho de 1986, aos 70 anos. E como parte das celebrações do centenário de seu nascimento, a Ufes criou uma comissão específica que está organizando uma série de atividades culturais e científicas em homenagem a sua trajetória.

Texto: Luiz Vital
Edição: Edgard Rebouças