Pessoas com deficiência visual visitam o Museu de Ciências da Vida

10/07/2018 - 09:56  •  Atualizado 17/07/2018 11:59

O Museu de Ciências da Vida, localizado no campus de Goiabeiras, recebeu na última quinta-feira, 5, a visita do grupo Vivamos pela Acessibilidade, formado por profissionais e estudantes com deficiência visual. Na visita, os cegos conheceram o corpo humano por meio do tato e com auxílio especializado dos monitores do Museu.

Clique aqui e assista matéria produzida pela TV Ufes.

A visita foi a primeira voltada especificamente para grupos de visitantes com necessidades especiais. Segundo o coordenador do Museu de Ciências da Vida, Athelson Bittencourt (na foto, guiando uma visitante), o Museu poderá disponibilizar a visita especial aos grupos que solicitarem.

"Foi muito emocionante ver estas pessoas maravilhadas com a descoberta de um novo mundo. O mundo do conhecimento científico do corpo humano", destacou o professor. Ele disse também que a visita guiada planejada para pessoas com deficiência visual é facilitada pela técnica empregada na preservação das peças do Museu, a plastinação, que permite a preservação da textura, cor e maleabilidade dos tecidos do corpo humano, possibilitando a identificação de formas e texturas por meio do tato.

A plastinação é um procedimento técnico e moderno de preservação de matéria biológica, que consiste extrair os líquidos corporais, tais como a água e os lipídios, por métodos químicos, para substituí-lo por resinas elásticas de silicone e rígidas epóxicas. O Museu de Ciências da Vida da Ufes é um dos pioneiros da técnica no Brasil, e tem sido responsável pela formação de técnicos para a utilização da plastinação.

Visitas

Desde que foi inaugurado no Centro de Vivência do campus da Ufes em Goiabeiras, em março de 2018, o MCV já recebeu mais de 500 grupos escolares com mais 15 mil visitantes. O Museu de Ciências da Vida está aberto ao público de terça à sexta, das 8h30 às 12 horas e das 14 às 17 horas. Aos sábados as visitas podem ser feitas das 8h30 às 12horas. A partir de 14 de julho o MCV estará em recesso, reabrindo para visitas e agendamentos dia 14 de agosto.

Grupos devem agendar a visitação pelo telefone (27) 3145-5439 ou pelo e-mail ufes.mcv@gmail.com. Mais informações sobre o Museu de Ciências da Vida pelo site mcv.ufes.br

Texto: Claudia Rangel
Foto: Equipe do Museu de Ciências da Vida