PIIC prorroga inscrições de novos bolsistas até o dia 19 de maio

13/05/2014 - 18:34  •  Atualizado 13/05/2014 18:34

Por Cinthia Pimentel (*)

Estão prorrogadas até o dia 19 de maio as inscrições para o ingresso de novos bolsistas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (Pibic) e no Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (Pivic). Os programas são voltados para a iniciação à pesquisa de estudantes de graduação universitária e visam incentivar a carreira científica dos estudantes de graduação que apresentam bom desempenho acadêmico, preparando-os para a pós-graduação.

Para se inscrever, os candidatos deverão estar regularmente matriculados em curso de graduação da Ufes e ter seu curriculum vitae atualizado na plataforma Lattes, além de outros critérios que estão disponíveis no endereço eletrônico do projeto: prppg.ufes.br/programa-institucional-de-ic-piic.

Pesquisas

O PIIC é coordenado pelo Comitê Institucional de Iniciação Cientifica (CIIC) e tem como objetivo despertar a vocação científica, estimulando maior articulação entre a graduação e a pós-graduação, desenvolvendo pesquisas e estudos em oito áreas de conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas e Linguística, Letras e Artes.

O PIBIC engloba estudantes envolvidos com a iniciação científica que recebem bolsas, já no PIVIC os estudantes são voluntários, ou seja, não recebem bolsas. Os objetivos e normas são idênticos para ambos os programas.

Os bolsistas serão orientados por pesquisadores qualificados e serão estimulados a desenvolver pensamento cientifico e criativo, diante das condições apresentadas pelas pesquisas.

Todas as informações sobre o processo seletivo do PIIC estão disponíveis no edital em anexo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4009-2779.

(*) Bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho