Proaeci adota dados do CadÚnico para cadastramento no Proaes

22/09/2014 - 17:57  •  Atualizado 24/09/2014 17:12

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, realizou nesta segunda, 22, o primeiro dos quatro encontros que irão debater sobre a inclusão dos dados do Cadastro Único – CadÚnico, no cadastro do Programa de Assistência Estudantil da Ufes (Proaes).

O ciclo de debates Ampliando a inclusão social: a utilização do CadÚnico no Proaes-Ufes, reuniu estudantes e famílias com o objetivo de responder todas as dúvidas e informar sobre os benefícios da utilização do Cadastro Único para assessar o programa.

O estudante cadastrado junto ao Governo Estadual não precisará mais apresentar os documentos de comprovação de renda previstos no edital do Proaes. Bastará entregar o Número de Identificação Social (NIS), obtido através do CadÚnico.

“A utilização de uma ferramenta como o CadÚnico é importante para que as famílias de baixa renda possam usufruir de todos os benefícios a que têm direito, como tarifa social, bolsa família e isenção da taxa em concursos públicos. Além disso, o CadÚnico só precisa ser renovado a cada dois anos, ou seja, o estudante não terá mais que reapresentar os documentos que comprovem a renda no período de atualização no Proaes”, explica o diretor do Departamento de Assistência Estudantil, Gabriel Waichert.

O CadÚnico pode ser feito no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo da residência do aluno ou na Secretaria de Serviço Social do município onde o estudante reside, ou seus pais, caso dependa deles financeiramente. Os estudantes terão que se cadastrar até setembro de 2015.

Até lá, os estudantes ainda não cadastrados no CadÚnico poderão ser cadastrar no Proaes apresentando os documentos exigidos no edital do Programa. Mais informações podem ser obtidas no site da Proaci (www.proeaci.ufes.br) ou por meio do telefone 4009-2265.

Confira a programação dos outros encontros:

Campus Maruípe: 14 de outubro das 13 às 17 horas no auditório do elefante branco.

Campus São Mateus: 23 de outubro das 13 às 17 horas no auditório central.

Campus Alegre: 17 de novembro das 13 às 17 horas no auditório da UAB – Universidade Aberta do Brasil.

Por Jéssyka Saquetto (bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho)