Proaeci: por uma Ufes mais inclusiva e plural

16/07/2014 - 19:21  •  Atualizado 21/07/2014 09:24

Garantir uma política de assistência ao estudante de baixa renda, que favoreça o desempenho acadêmico e propicie condições de frequentar e concluir os cursos oferecidos pela Ufes são os principais objetivos da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci), criada pelo Conselho Universitário em 10 de abril deste ano e assumida pela professora Jacqueline Oliveira Silva (foto).

A nova pró-reitora explica que a ausência de recursos financeiros cria dificuldades na manutenção de alguns estudantes na Universidade, em alguns casos levando ao abandono ou atraso no término do curso. "Para facilitar a permanência desses estudantes, estamos criando e executando ações e projetos conforme as diretrizes do Programa Nacional de Assistência Estudantil, contribuindo assim para o sucesso profissional deles”, enfatiza Jacqueline.

Com esse intuito, a Proaeci oferece benefícios como auxílio-transporte, auxílio-moradia, auxílio-material de consumo, auxílio-alimentação e empréstimo estendido de livros.

Cidadania - Outro desafio da Proaeci é contribuir para a eliminação de toda forma de preconceito existente dentro e fora da Ufes. Recentemente, foi aprovada pelo Conselho Universitário uma resolução que permite aos estudantes o direito de uso e de inclusão nos registros acadêmicos de seu nome social sempre que o nome civil não refletir sua identidade de gênero ou implicar em algum tipo de constrangimento. Também foi aprovado que filhos dos beneficiários dos programas de Assistência Estudantil poderão realizar refeições no Restaurante Universitário pelo mesmo valor pago pelo seu responsável, com preços variando desde a gratuidade total até R$ 0,75.

Um dos projetos da Proaeci, por demanda do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Ufes, o Neab, é a criação do Observatório das Ações Afirmativas para definir políticas em benefício de pessoas pertencentes a grupos discriminados e vitimados pela exclusão social. O intuito é aumentar a participação das minorias no processo político e social na vida do País, além de contribuir para combater a discriminação de etnias, raça, religião, gênero e classe social. “Vamos seguir firme em nosso propósito de construir uma Ufes mais inclusiva, plural e de qualidade”, reforça Jacqueline.

Proaeci - A Proaeci está localizada no 2º andar do Centro de Vivência, no campus de Goiabeiras, e compreende os departamentos de Assistência Estudantil, de Projetos, de Acompanhamento ao Estudante, e de Direitos Humanos e Cidadania.

Por Jorge Medina