Processo Seletivo de Vagas Surgidas abre inscrições com 2.278 vagas

29/04/2016 - 18:26  •  Atualizado 03/05/2016 09:49

A Ufes lançou nesta sexta-feira, 29, o edital do Processo Seletivo de Vagas Surgidas de 2016 (PSVS) com 2.278 vagas em 73 cursos de graduação para os interessados em realizar transferência de curso, novo curso superior de graduação, remoção ou reopção de curso. As inscrições vão até 16 de maio e devem ser feitas exclusivamente por meio do endereço eletrônico www.psvs.ufes.br, onde também está publicado o edital de abertura do processo seletivo.

São 1.020 vagas para os campi de Goiabeiras e Maruípe, em Vitória; 691 vagas para o campus de Alegre; e 567 vagas para o campus de São Mateus. A taxa de inscrição é R$ 90,00 e pode ser paga até o dia 17 de maio. Já a solicitação de isenção dessa taxa poderá ser feita na página do PSVS até o dia 8 de maio.

A seleção será feita em duas etapas. A primeira etapa será uma prova com questões objetivas de disciplinas que variam para cada curso com data prevista para 26 de junho, das 14 às 18h30. Será eliminado o candidato que obtiver nota inferior a 50% do total de pontos da prova. O edital com os locais de prova será publicado no dia 17 de junho e o resultado final será divulgado no dia 20 de julho. A segunda etapa prevê a análise de documentos para os aprovados na 1ª etapa e a entrega será nos dias 7 e 8 de julho.

Origem

As vagas surgidas são vagas oriundas de situações como morte de aluno; transferência do aluno para outra Instituição de Ensino Superior (IES); remoção de curso por mudança de local ou turno do curso; reopção de curso, definida como a mudança de curso; não preenchimento das vagas do processo seletivo para ingresso nos cursos de graduação; desistência de vaga; ou desligamento por sanção disciplinar, por abandono de curso ou por reprovação.

As vagas surgidas em cada ano são contabilizadas no início do ano seguinte e aprovadas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Ufes, de acordo com as regras contidas na Resolução 47/2010-Cepe/Ufes.

Texto: Hélio Marchioni