Professor da Matemática publica livros para auxiliar estudantes ingressantes

02/04/2018 - 18:33  •  Atualizado 11/04/2018 12:42

A Editora da Ufes (Edufes) publicou os livros Matemática Básica, volumes 1 e 2, escritos pelo professor do Departamento de Matemática, Ademir Sartim. Os livros abordam assuntos básicos de Matemática, fundamentais para uma boa compreensão do Cálculo Diferencial e Integral, disciplina obrigatória nos cursos de Ciências Exatas, Naturais e Tecnológicas. O volume 3 já está sendo finalizado e será lançado ainda no primeiro semestre de 2018.

Segundo Sartim, o texto não objetiva apresentar uma revisão rápida da disciplina estudada no ensino médio, mas expor de forma mais criteriosa os assuntos. “Com justificativas necessárias para a verdadeira compreensão da matemática, o livro pretende fazer uma ponte entre a matemática do ensino médio e a do superior, tornando mais suave o impacto que os estudantes sentem ao iniciarem a graduação”, destacou Sartim.

Os livros são utilizados como material didático no projeto Nivelamento em Matemática para estudantes ingressantes nos cursos de Engenharia da Ufes e no primeiro período dos cursos de Matemática e Estatística, na disciplina de Matemática Básica. Os dois volumes podem ser encontrados na Livraria da Ufes por 30 reais cada um, com desconto de 20% para compras em dinheiro ou cheque. A livraria não possui opção de pagamento com cartão de crédito.

O professor Ademir Sartim é professor da Ufes desde 1979 e já exerceu as funções de chefe do departamento e coordenador do curso de Matemática, além de ter sido coordenador da Comissão Coordenadora do Vestibular da Ufes.

Texto: Hélio Marchioni