Professor do Ceunes realiza visitas técnicas para firmar parcerias entre a Ufes e instituições na Áustria

14/11/2019 - 20:34  •  Atualizado 01/11/2022 09:20

O professor do Departamento de Engenharias e Tecnologia (Detec) do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes) Andreas Nascimento realizou, em outubro, visitas técnicas à Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e à Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido), ambas sediadas em Viena (Áustria), com o objetivo de estreitar relações e buscar parcerias técnico-científicas entre essas instituições e a Universidade. Na ocasião, o professor também participou de um encontro na Academia Internacional Anticorrupção (IACA), na cidade austríaca de Laxenburg.

Segundo o professor, a Opep desenvolve ações sociais com oportunidades para estudantes, professores e pesquisadores, assim como a Unido, agência especializada das Nações Unidas que promove o desenvolvimento industrial para a redução da pobreza, a globalização inclusiva e a sustentabilidade ambiental.

“Da mesma forma, o encontro realizado na IACA foi pautado pelo interesse da academia em estreitar relações, com abertura para receber pesquisadores brasileiros. Anualmente, além de mestrado, eles oferecem um programa concentrado na modalidade Summer School, e entendem ser possível viabilizar uma próxima chamada em colaboração com a Ufes”, explica o professor. “Em termos de oportunidades, em todas essas instituições existe espaço para colaboração e desenvolvimento cientifico-tecnológico, além de capacitação e aprimoramento profissional, em diferentes níveis”, completa.

Nascimento lembra que o estreitamento das relações entre instituições do Brasil e da Áustria se deve ao fato de que, em junho deste ano, foi firmado um acordo de cooperação científico-tecnológico entre o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) do Brasil e o Ministério de Educação, Ciência e Cultura da Áustria.

“Entende-se que as formas de fomento entre os dois países possam se desenvolver fortemente nos próximos anos. E Viena e cidades vizinhas têm sido sede de vários institutos e organizações internacionais com as quais se tem algum envolvimento do Brasil. A Ufes, nesse contexto, pode se beneficiar muito nas diversas áreas e frentes de atuação”, afirma.

Texto: Thereza Marinho