Professora disponibiliza vídeoaulas sobre Metodologia de Pesquisa

15/10/2018 - 18:33  •  Atualizado 16/10/2018 18:39

Que tipo de conhecimento é essencial para produzir um estudo científico? O que é um método? É importante ter procedimentos sistemáticos para conduzir a investigação científica? Como escolher técnicas científicas apropriadas para desenvolver uma pesquisa? Como organizar, analisar e interpretar os dados?

Para responder a essas e outras perguntas que fazem parte do conteúdo da disciplina Metodologia de Estudo e de Pesquisa em Administração, do curso de Especialização em Gestão Pública (modalidade à distância), a professora do Departamento de Administração da Ufes, Glicia Vieira, preparou uma série de vídeoaulas, além de entrevistas com professores da área. O resultado foi a produção de 22 vídeos que, agora, estão disponibilizados para o público no canal de vídeos YouTube.

O material foi produzido pelos estudantes Luiz Casagrande, Cecília Leite, Fabiana Firme e Isabela Zucarato, bolsistas do Laboratório de Design Instrucional (LDI) e alunos dos cursos de graduação em Cinema e em Design da Ufes.

“Orientados por professores do Centro de Artes, os estagiários do Laboratório se ocuparam das reuniões de briefing, das filmagens; da produção, edição e finalização dos vídeos; do processo de licenciamento do material via Creative Commons; da organização e publicação no canal do LDI no YouTube; do desenvolvimento do informativo para divulgação das aulas; e da produção das vinhetas”, elenca a professora.

Ela destaca que, além da utilização de recursos audiovisuais, a disciplina contou com o apoio de filmes e de documentários, e com ampla indicação de obras bibliográficas da área de Metodologia da Pesquisa Científica.

Inovação

A professora aponta que outra inovação aportada pela disciplina foram as entrevistas realizadas com seis professores da Ufes que desenvolvem pesquisas científicas em suas respectivas áreas de atuação, como Administração (Operações, Finanças, Tecnologia da Informação, Estudos Organizacionais), Economia, Design Industrial e Filosofia. “O objetivo dessas entrevistas foi mostrar aos alunos, por meio da experiência dos pesquisadores, como as escolhas metodológicas são realizadas na prática”, explica.

Em 2019, a professora Glicia dará continuidade à produção de vídeoaulas na área de Metodologia Científica e, ainda, à realização de novas entrevistas com pesquisadores da Ufes e de outras universidades brasileiras, das diversas áreas do conhecimento.

As vídeoaulas da disciplina Metodologia da Pesquisa estão disponíveis no link https://www.youtube.com/watch?v=jnZoEI2FLLw&list=PLOvY8jHP9hlYkEvPCc8xU… .

Texto: Thereza Marinho