Professora do CCS lança livro no IV Festival Capixaba de Literatura do Centro Cultural Sesc Glória

08/12/2017 - 17:35  •  Atualizado 08/12/2017 17:35

O livro Devotada Juliette, da professora do Departamento de Medicina Social da Ufes, Patrícia Deps, foi um dos 18 títulos selecionados para serem lançados durante o IV Festival Capixaba de Literatura do Centro Cultural Sesc Glória, que será realizado até este domingo, 10 de dezembro, no Centro Cultural Sesc Glória, em Vitória.

A obra acompanha a protagonista Rebeca Goldstein, médica com aspirações literárias que viaja até o velho continente para vivenciar boas histórias e encontrar inspirações para escrever um livro. Após uma breve passagem, com um grupo de amigas, pela Ilha da Madeira, em Portugal, Rebeca vai sozinha para Paris, onde encontra a liberdade necessária para mergulhar fundo em sua busca, que será seguida por surpreendentes descobertas. Rebeca se encontra com um dos maiores escritores de todos os tempos, Victor Hugo. Em três dias juntos, Rebeca vê sua vida se modificar para sempre. Em conversas descontraídas com "o escritor do século XIX" Rebeca aprende sobre história, literatura e arte. Dilemas femininos do contemporâneo são discutidos com Victor Hugo num ritmo que prende o leitor ao texto.

Aproximação

O Festival tem por objetivo a aproximação entre o leitor e o autor capixaba, ou que produz no Espírito Santo. É um espaço em que o escritor poderá, além de divulgar sua obra, viabilizar um diálogo sobre sua produção com seu público-leitor e outros autores. O lançamento do livro da professora da Ufes será realizado no dia 9, na Sala da Palavra, com capacidade de aproximadamente 120 pessoas. Durante o evento o Centro Cultural Sesc Glória vai sortear alguns exemplares de cada obra selecionada.

Patrícia Deps é professora da Ufes, desde 2002, ministrando disciplinas nas áreas de psicologia médica, história da medicina e ética. É mestre em doenças infecciosas, doutora em dermatologia pela Universidade Federal de São Paulo e pós-doutora pela London School of Hygiene & Tropical Medicine, na Inglaterra.

Texto: Hélio Marchioni