Professora e escritora Ester Abreu recebe o título de Professora Emérita

14/09/2018 - 11:49  •  Atualizado 17/09/2018 12:02

A professora e escritora Ester Abreu Vieira de Oliveira foi agraciada com o título de Professora Emérita em solenidade realizada na última quarta-feira, 12. A cerimônia foi presidida pelo reitor Reinaldo Centoducatte (na foto, com a homenageada), com a presença da vice-reitora Ethel Maciel; da presidente do Conselho de Curadores da Ufes, Sônia Maria Costa Barreto; do diretor do Centro de Ciências Humanas e Naturais, Renato Neto; do presidente da Academia Espírito-Santense de Letras, Francisco Aurélio Ribeiro; e da presidente da Academia Feminina Espírito-Santense de Letras, Renata Bomfim;  além de gestores da Universidade, professores e escritores.

A professora, que começou a lecionar na Ufes em 1964, afirmou estar envaidecida por pertencer à instituição e receber o título: “Devemos preservar o que temos de bom neste período em que o país atravessa. A Ufes passou por fases críticas que colocaram à prova sua vitalidade, mas não deixou de crescer em número de alunos e cursos. E é esse crescimento que me orgulha. Espero honrar o titulo que me é concedido, pois à Ufes devo a possibilidade de me aperfeiçoar e de ter minhas raízes em Vitória”, afirmou.

Ao conceder o título, o reitor Reinaldo Centoducatte destacou o amor que a professora dedicou à Universidade, ao ensino e à formação das pessoas.

“A professora Ester era referência e exemplo para muitos. Foi motivação e incentivo para muitos alunos que passaram por suas mãos. Esse título é algo que nós temos a obrigação de conceder por toda a sua dedicação e seu amor ao ensino. A senhora foi uma das desbravadoras da Universidade e contribuiu para que possamos estar aqui hoje, usufruindo de tudo o que a Ufes pode nos oferecer e oferecer à sociedade”, destacou.

Reconhecimento

A concessão do título de Professor Emérito é um reconhecimento da Universidade a quem atingiu elevado grau de relevância em suas atividades acadêmicas, e que contribuíram decisivamente para a produção do saber, para a busca da ciência, para a multiplicação do conhecimento e para o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão. A outorga do título à professora Ester Abreu foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Universitário da Ufes, em sessão realizada no dia 28 de junho.

Com intensa produção intelectual, a também historiadora e poeta Ester Abreu Vieira de Oliveira possui vasta obra, onde se destacam livros como Estudio de verbos españolesO mito de Don Juan e sua relação com Eros e TanathosEnsaios sobre dramaturgia – do clássico contemporâneoUltrapassando fronteiras em metapoemasO teatro se subjuga ao poder? Ideias esquartejadas sempre renascemRecordações de Muqui, cidade menina em prosa e verso, entre outros.

A professora possui graduação em Letras Neolatinas pela Ufes (1960), especialização em Filologia Espanhola em Madri (1968), mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1983), doutorado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e pós-doutorado em Filologia Espanhola em Madri (2003). Aposentada, a professora mantém suas atividades como voluntária na Ufes, atuando em pesquisas na área de Estudos Literários no mestrado e doutorado em Letras.

Texto e foto: Thereza Marinho