Professores da Ufes apresentam trabalhos e pesquisas no exterior

26/06/2018 - 18:58  •  Atualizado 10/07/2018 12:53

Nos meses de junho e julho, pesquisadores da Ufes estarão na América do Sul, Europa, África, Ásia e Oceania, apresentando suas pesquisas e representando a Universidade em eventos de diversas áreas do conhecimento como Letras, Ciências da Saúde, Ciências Biológicas, Matemática Aplicada e Economia.

A participação de profissionais da Ufes em eventos e atividades internacionais a convite, ou por terem seus trabalhos aceitos, é um reconhecimento do novo patamar que a Universidade vem alcançando com seus programas de mestrado e doutorado.

Confira abaixo mais informações:

A professora Laura Ribeiro da Silveira, do Departamento de Línguas e Letras estará em Lisboa (Portugal) até 2 de julho. A docente participa de evento sobre Literatura em Língua Inglesa.

A Ufes será representada pela professora do Departamento de Enfermagem Ethel Leonor Noia Maciel na reunião da Rede de Pesquisas em Tuberculose dos BRICS, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China, além de África do sul, país que sediará o evento na cidade de Joanesburgo. O encontro da Rede ocorrerá de 26 de junho a 2 de julho.

No período de 26 a 30 de junho, a professora do Departamento de Medicina Social, Angélica Espinosa Barbosa Miranda, participa do evento IUSTI 2018: the appliance of science, realizado em Dublin, Irlanda.

Em Barcelona, Espanha, a professora do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia, Layza Merizio Borges, participa do Congresso da European Society of Human Reproduction and Embryology, que ocorre de 26 de junho a 5 de julho.

Warley de Souza Borges, professor do Departamento de Química, irá participar de dois eventos em La Paz, Bolívia: o Simpósio Internacional de Productos Naturales e a Reunião da Rede de Pesquisa de Bifrenes, que serão realizados de 27 de junho a 6 de julho.

O professor do Departamento de Matemática Aplicada, Riedson Baptista, participa no período de 27 de junho a 8 de julho do evento Conference on Computational Science and its applications, em Melbourne, Austrália.

De 3 a 9 de julho, o professor do Departamento de Economia, Ricardo Ramalhete Moreira, participará da International Conference on Applied Economics, que será realizada em Varsóvia, na Polônia.

Em Dalian, na China, o professor Athelson Stefanon Bittencourt, do Departamento de Morfologia, irá participar de dois eventos relacionados à técnica de plastinação, no período de 13 de julho a 25 de julho. A plastinação é um método de preservação de espécimes biológicos que permite ao seu observador ter uma visão mais próxima de sua aparência em vida. Essa técnica, que foi trazida ao Espírito Santo pelo professor Athelson, não deixa odor desagradável e permite uma durabilidade maior às peças.

Afastamento

Dois Decretos regulamentam a participação de servidores federais em atividades no exterior, o nº 91.800, de 18 de outubro de 1985; e o nº 1.387, de 7 de fevereiro de 1995. O primeiro dispõe sobre os tipos e financiamentos de viagens: com ônus à instituição, quando implicam manutenção do salário e direito a passagens e diárias; com ônus limitado, quando mantém apenas o salário; e sem ônus, quando não acarretam em nenhuma despesa para a instituição. Já o segundo Decreto, inclui as agências de fomento à modalidade de ônus limitado, quando o salário é mantido pela instituição e as diárias e passagens são custeadas por entidades como Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ou Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapes), no caso do Espírito Santo.

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) também estabelece uma série de procedimentos para a solicitação de afastamento para participação em eventos e visitas técnico-científicas. Eles vão desde a abertura do processo no Departamento ao qual o pesquisador é vinculado até a elaboração do relatório de viagem, passando, inclusive, pela publicação do afastamento no Diário Oficial da União.

Texto: Nábila Corrêa