Professores e estudantes do curso de Direito são premiados em eventos nacionais

13/11/2017 - 16:36  •  Atualizado 16/11/2017 17:41

Os professores e estudantes do curso de Direito de Ufes tiveram um outubro laureado. Os premiados foram os integrantes do Núcleo de Estudos em Arbitragem e Processo Internacional (Neapi) e o professor Hermes Zaneti Junior. O Neapi, formado por estudantes de graduação e pós-graduação em Direito e coordenado pelo professor Rodrigo Mazzei, foi o primeiro colocado na VIII Competição Brasileira de Arbitragem e Mediação Empresarial (Camarb). Já o professor Hermes Zaneti Junior, junto com colegas da área do Direito, foram os vencedores do Prêmio Jabuti-Direito 2017.

Na Competição, que ocorreu na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, de 26 a 29 de outubro, o Núcleo recebeu os prêmios de Melhor Equipe de Mediandos e Melhor Equipe Requerida, na categoria Mediação.

Só neste ano de 2017, a competição teve mais de mil participantes de 72 equipes de instituições de ensino e escritórios de advocacia de todas as regiões do país. A competição tem por objetivos disseminar a técnica da Arbitragem e da Mediação no Brasil, estimular seu estudo e contribuir para a formação de profissionais mais qualificados para a atuação.

O formato da competição é o de participação em painéis simulados, ou seja, é apresentado um procedimento arbitral baseado em um caso fictício, em que os competidores atuam como advogados das partes em conflito e são avaliados em suas habilidades escritas e orais por profissionais com experiência em arbitragem. A Fase Escrita da Competição (elaboração de memoriais) é realizada à distância e a Fase Oral (audiências de sustentação oral) é realizada usualmente no mês de outubro, em uma cidade diferente a cada ano.

Para a estudante Carolina Stange, do 9º período do curso de Direito da Ufes, “foi uma alegria indescritível para todos nós vencer essa Competição, a maior da América Latina na categoria. Preparamo-nos arduamente e foi muito recompensador ver nosso trabalho se destacar entre universidades renomadas de todo o país. Além disso, levamos o nome da Ufes e do estado do Espírito Santo à frente do cenário nacional de mediação empresarial e aumentamos o interesse acerca do tratamento adequado de conflitos na comunidade jurídica e na sociedade civil capixabas, o que nos é muito gratificante”.

O grupo Neapi está se preparando para mais um desafio. Em 2018, participará da competição internacional de mediação organizada pela International Chamber of Commerce (ICC), que ocorrerá em Paris, na França, nos dias 02 a 07 de fevereiro. “O evento contará com a participação de 66 universidades de 32 países. É uma das maiores competições de mediação do mundo”, diz Carolina.

Prêmio Jabuti

Já no dia 30 de outubro a Câmara Brasileira do Livro (CBL) divulgou os ganhadores do 59º Prêmio Jabuti. O Prêmio é dividido em 29 categorias, e a coleção “Comentários ao Código de Processo Civil - Coleção Completa 17 Volumes”, dirigida por Luiz Guilherme Marinoni e coordenado por Sérgio Cruz Arenhart e Daniel Mitidiero, com mais 15 autores processualistas, foi o vencedor da categoria Direito. E o professor Hermes Zaneti Junior, coordenador do grupo de pesquisa Fundamentos do Processo Civil Contemporâneo da Ufes, participa dessa coleção no Volume XIV - Artigos 824 ao 925. A cerimônia de premiação do 59º Prêmio Jabuti será no Auditório Ibirapuera (São Paulo), no dia 30 de novembro.

Na foto: integrantes do grupo: André Duarte, Isabella Calmon, Rachel Gouvêa, Helder Marcellino, Mariana Mattos, Luiza Barbosa, Júlia Leão, Carolina Stange, Bárbara Seccato, Thais Menezes e Thaís Tatagiba.

Texto: Letícia Nassar