Professores, técnicos e estudantes presentes na abertura oficial da Semana do Conhecimento

17/10/2018 - 18:19  •  Atualizado 18/10/2018 17:29

A abertura oficial dos eventos da Semana do Conhecimento da Ufes foi realizada nesta quarta, 17, em homenagem ao Dia C da Ciência, que este ano é celebrado nesta data em todo o país. O Dia C tem o objetivo de realizar atividades para sensibilizar e informar à sociedade sobre a importância das pesquisas desenvolvidas nas universidades e nos institutos tecnológicos, mostrando como elas influenciam o cotidiano de todo cidadão.

Na solenidade, ocorrida no auditório Rosa Maria Paranhos, no Centro de Ciências da Saúde (campus de Maruípe), o coordenador geral da Semana, professor Armando Biondo Filho, destacou que o evento envolve todos os centros de ensino, integrando todas as atividades realizadas pela Ufes.

Para a diretora do CCS, Gláucia Abreu, a Semana propicia um momento importante para a reflexão sobre a pesquisa e a ciência. “Em relação ao tema deste ano, que é Ciência para a redução das desigualdades, talvez não exista nenhum investimento nesse país tão importante para equalizar oportunidades para a formação e a igualdade social como a ciência. Ela nos leva a lugares diferentes. Um país só se desenvolve de verdade quando investe em pesquisa, em ciência”, destacou.

A pró-reitora de Graduação, Zenólia Figueiredo, que representou o reitor Reinaldo Centoducatte na solenidade, lembrou que, a cada ano, a Semana do Conhecimento da Ufes alcance um maior número de pessoas, mostrando que a universidade pública ocupa um lugar fundamental no desenvolvimento da sociedade.

“É a Ufes abrindo as portas em um momento integrado, É a Ufes mostrando o que faz de melhor no ensino, na pesquisa e na extensão, o que faz a Universidade pulsar no seu dia a dia, estar viva nas salas se aula, nos laboratórios, nas instâncias de decisão. Em muitas ocasiões levamos o que a Ufes faz para as comunidades, mas neste momento fazemos isso juntos. É um trabalho concreto de formação profissional e humana".

Museu de Ciências da Vida

A solenidade de abertura contou com a apresentação dos músicos Sebastião Matos (violão de sete cordas) e Alexandre Araújo (bandolim). Depois, o coordenador do Museu de Ciências da Vida, professor Athelson Bittencourt, ministrou uma palestra sobre Museu de Ciências da Vida e a Tecnologia da Plastinação a serviço da redução das desigualdades, na qual mostrou a importância dos museus para a disseminação do conhecimento científico e apresentou a técnica de plastinação utilizada para a conservação dos corpos.

Após a palestra, os presentes puderam conhecer as atividades do Laboratório Inovação em Saúde (Lais), coordenado pelo médico e professor Guilherme Crespo, e do Núcleo de Voz do Espírito Santo (Vozes - foto), coordenado pela fonoaudióloga e professora Carolina Anhoque, que orientou sobre boas práticas de saúde vocal.

A abertura da Semana do Conhecimento da Ufes contou ainda com a presença do vice-diretor do CCS, Alfredo Feitosa; da gerente e Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário (Hucam-Ufes), Carolina Anhoque; e de gestores acadêmicos, servidores técnicos, professores e estudantes. O evento acontece até 19 de outubro nos campi de Goiabeiras e Maruípe, em Vitória; dia 19 no campus de Alegre; e entre 29 de outubro e 1º de novembro no campus de São Mateus.

Texto: Thereza Marinho
Foto: Jorge Medina