Profissionais do Programa Mais Médicos recebem homenagem da Administração Central

23/11/2018 - 12:51  •  Atualizado 02/12/2018 20:43

Em solenidade realizada na manhã dessa sexta-feira, 23, na Sala de Reuniões do Gabinete da Reitoria, o reitor da Ufes Reinaldo Centoducatte e a vice-reitora Ethel Maciel fizeram uma homenagem aos médicos cubanos integrantes do Programa Mais Médicos que atuaram no Espírito Santo entre 2014 e 2018.

A representante da Organização Panamericana de Saúde (Opas), Alina Centeno Diaz, recebeu, em nome dos profissionais cubanos, uma placa em agradecimento aos serviços prestados e ao trabalho desenvolvido em prol da saúde da população capixaba.

Depoimentos

O coordenador do Programa Mais Médicos, Roney Oliveira, afirmou que percebeu, nos médicos cubanos, uma preocupação com a vida, com as pessoas. “Quero registrar nosso profundo agradecimento. Essa colaboração nunca vai ser esquecida”, disse ele.

A vice-reitora da Ufes, Ethel Maciel, que é doutora em saúde coletiva e pesquisadora da área de saúde pública, destacou que a parceria do Brasil com a medicina cubana ocorre há mais de 25 anos. Ela também explicou que o Programa Mais Médicos tem três eixos: “A curto prazo, era a contratação emergencial de médicos. Mas também incluiu a criação de mais de 5 mil vagas de residência médica. Isso não é pouco, foi um impacto muito significativo na medicina no Brasil”, enfatizou a vice-reitora. “Trata-se de um Programa completo, temos que celebrar esse sucesso. Só temos a agradecer”, finalizou Ethel.

A médica Alina Centeno Diaz agradeceu a homenagem e afirmou que os cubanos levarão lembranças bonitas do Brasil. “O mais importante é a atenção ao paciente. Também aprendemos com vocês sobre protocolos de saúde e sobre a cultura do Brasil. Estamos muito gratos pelo amor e respeito ao médico cubano”, disse Alina.

O prefeito de Cariacica, Juninho, contou que a chegada dos médicos cubanos provocou uma mudança de comportamento entre os pacientes e os colegas das unidades de saúde do município. “Esse é um momento simbólico, de reflexão. A escola cubana contribuiu muito para a questão da prevenção em saúde. Tenho certeza de que vai deixar saudade”, afirmou o prefeito.

O reitor da Ufes ressaltou que estava presente na solenidade de recepção aos primeiros médicos cubanos que chegaram ao estado e foram recebidos pela Ufes. “Aquelas pessoas chegando vinham cumprir uma missão: ajudar o povo brasileiro a ter um atendimento de saúde digno. Vocês vão estar no coração da população brasileira”, analisou o reitor Reinaldo Centoducatte.

A homenagem também contou com a presença do prefeito de Santa Leopoldina Valdemar Luiz Horbelt Coutinho, dos secretários municipais de Saúde de Vitória, Cátia Cristina Vieira Lisboa; da Serra, Alexandre Camilo Fernandes Viana; de Cariacica, Beth Pinheiro de Albuquerque; da representante do Gabinete do deputado federal Helder Salomão, Izabel Lima, do representante do Centro de Apoio de Direitos Humanos de Vitória Hugo Guangiroli e da Seção Espírito Santo do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz. Gestores, estudantes e técnicos-administrativos também estiveram presentes.

Texto: Ana Paula Vieira
Foto: Jorge Lellis