Prograd apresenta resultados do Programa de Avaliação de Cursos da Ufes

09/12/2013 - 17:34  •  Atualizado 10/12/2013 18:07

Por Hélio Machioni

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e a Comissão Própria de Avaliação da Ufes apresentam nesta terça-feira, 10, o Seminário de Avaliação dos Cursos de Graduação Presenciais da Ufes. Durante o evento será apresentado o resultado do trabalho de avaliação de cada um dos 94 cursos presenciais da Ufes.

Além da entrega dos Cadernos de Avaliação dos Cursos, também será apresentado um  cronograma de ações a serem desenvolvidas para promover melhorias nos cursos da Universidade.

Num primeiro momento, às 9 horas, o seminário será dirigido aos diretores de Centro e pró-reitores, e será realizado no Salão Azul do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), no campus de Goiabeiras.

A partir das 10 horas, o seminário terá prosseguimento no auditório Manoel Vereza, também no CCJE, e será voltado a representantes dos cursos de graduação presenciais, coordenadores de curso, membros dos Núcleos Docentes Estruturantes e das Comissões Próprias de Avaliação de Curso e representantes do Diretório Central dos Estudantes.

Pesquisa

O processo de avaliação teve início com uma pesquisa sobre os cursos durante a matrícula para o primeiro semestre de 2012. Cerca de 17.700 alunos responderam a questões sobre organização didático-pedagógica, corpo docente, discente e técnico-administrativo, infraestrutura e acompanhamento de egressos.

Esses questionários foram a base para o Relatório de Avaliação da Ufes 2012/1. Além desse relatório, os Cadernos de Avaliação apresentam os Relatórios de indicadores de desempenho, de reprovação por disciplina, de desempenho de estudantes optantes pelo sistema de reserva de vagas e de acompanhamento de egressos.

Qualificação

A Pró-Reitora de Graduação, Maria Auxiliadora Corassa, explica que o trabalho faz parte do Programa de Avaliação dos Cursos de Graduação Presenciais, que tem o objetivo de qualificar cada vez mais os cursos ofertados pela Ufes.

“É uma meta dessa gestão avaliar todos os cursos de graduação. O Programa também cumpre uma meta do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade. Queremos consolidar a Ufes como uma instituição de ensino superior pública e de qualidade”, afirma.

Duas dissertações do curso de mestrado em Gestão Pública sobre evasão e reprovação na Ufes, dos servidores Jaime Souza Sales Júnior e Alexandre Severino Pereira, também irão contribuir para o Programa de Avaliação dos Cursos.

A elaboração dos Cadernos de Avaliação envolveu toda a equipe da Prograd, a Superintendência de Cultura e Comunicação (Supecc) e o Laboratório de Design Instrucional do Núcleo de Educação Aberta e a Distância (Ne@ad). Em breve esses cadernos estarão disponíveis na página da Prograd na internet: www.prograd.ufes.br.