Prograd inicia nesta segunda, 18, novo ciclo de encontros formativos para professores

14/11/2019 - 18:28  •  Atualizado 18/11/2019 10:07

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) encerra, neste mês de novembro, o ciclo 2019 de encontros formativos para os professores da Ufes. No total, foram planejados 22 encontros de formação pedagógica, dois em cada um dos 11 centros da Universidade. Nesses últimos eventos, serão contemplados os docentes do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), no dia 18; do Centro de Artes (CAR), no dia 19; do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), no dia 20; do Centro Tecnológico (CT), no dia 21; e do Centro de Ciências Exatas (CCE), no dia 27.

Segundo a diretora do Departamento de Desenvolvimento Pedagógico (DDP), Kalline Aroeira, esse projeto de encontros para formação contínua faz parte das políticas de ensino da Prograd e visa fortalecer os processos de desenvolvimento profissional dos professores da Ufes: “Essas ações têm sido desenvolvidas desde o ano de 2017, envolvendo professores de toda a Universidade. A partir de 2019, percebemos a necessidade de promover ações com foco em cada centro de ensino”.

Ao longo deste ano, além dos assuntos específicos voltados às necessidades de cada centro de ensino, foram discutidos temas como os dilemas e as perspectivas da docência no ensino superior, as diferenças do processo de ensino-aprendizagem nas diversas áreas do saber e a construção de práticas inovadoras de ensino.

Entre os temas abordados, Kalline Aroeira destaca a proposta de desenvolvimento de metodologias de ensino ativas, nas quais o professor deixa de ser o centro da aula. “Nessa abordagem, a aquisição do conhecimento é construída com a participação do estudante, de forma interativa. O professor assume o papel de mediador, atribuindo significado ao saber trazido pelo estudante”, explicou.

Os encontros formativos de 2019 foram desenvolvidos pelo DDP em parceria com o Núcleo de Apoio ao Docente (NAD) e com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep).

Informações sobre programação, horário e local de cada encontro formativo podem ser obtidas pelo e-mail ddp.prograd@ufes.br ou pelos telefones (27) 4009-2414 e 4009-7831.

Texto: Nábila Corrêa