Prograd oferece Super Revisão de Matemática para estudantes de graduação

10/10/2018 - 17:05  •  Atualizado 11/10/2018 16:31

Com o objetivo de dar suporte aos alunos que apresentam alguma deficiência no processo de aprendizado na área de matemática e possibilitar um melhor desempenho dos estudantes, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), em parceria como o professor do Departamento de Física do Centro de Ciências Exatas (CCE), Ulysses Câmara da Silva está oferecendo a oficina Super Revisão de Matemática I e II.

As aulas são destinadas a estudantes de todos os cursos da Ufes que tenham dificuldades nas disciplinas de Matemática. Elas são ministradas por monitores que realizam uma revisão dos principais tópicos da disciplina, com vários exercícios práticos.

A oficina é uma das atividades do Programa Institucional de Apoio Acadêmico (PIAA), desenvolvido pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) com a proposta de acompanhar o desempenho dos estudantes de graduação e realizar atividades que promovam o sucesso acadêmico e combatam a retenção, o desligamento e a evasão nos cursos.

Dificuldade

Segundo o professor Ulysses, a dificuldade dos estudantes em Matemática é um dos fatores que influenciam na retenção (quando o aluno reprova na disciplina) e mesmo na decisão de abandonar o curso, já que desestimula o estudante.

“Esse processo de reprovação e retenção cria um ciclo de desestímulo aos estudantes, resultando em evasão. Com essas aulas de atualização em matemática, esperamos enfrentar esse problema. Desenvolvemos as aulas com metodologias inovadoras que permitam ao estudante corrigir suas deficiências de formação básica, bem como participar de maneira mais ativa do seu processo de aprendizagem”, ressalta o professor.

O início das aulas ocorreu nesta quarta-feira, 10, das 9h30 às 12 horas, no CT 12, no campus de Goiabeiras. Na primeira aula, os alunos tiveram a oportunidade de revisar as funções, equações e inequações de primeiro e segundo graus, com o monitor Henrique Dantas Sant’Anna; e os limites e derivadas de funções importantes da matemática, com o monitor Júlio Tassinari.

Outras informações podem ser obtidas no Departamento de Apoio acadêmico da Prograd ou pelo telefone 4009-2334.

Texto: Jorge Medina