Prograd realiza formação sobre permanência de estudantes surdos e encontro de grupos PET

24/09/2019 - 17:32  •  Atualizado 25/09/2019 15:09

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) realiza nesta quarta-feira, 25, a II Reunião Pedagógica sobre Acesso e Permanência de Estudantes Surdos e com Deficiência Auditiva na Ufes. O evento é dirigido aos professores e será realizado das 14 às 17 horas, no auditório da Biblioteca Central, no campus de Goiabeiras.

Desde abril deste ano, a Prograd vem realizando encontros com o objetivo promover uma formação continuada, fortalecer os processos de reflexões didático-pedagógicas e estimular a re(construção) de práticas de ensino que contribuam para o acesso e a permanência do aluno com deficiência. A primeira reunião que abordou a questão dos estudantes surdos ou com deficiência auditiva ocorreu em maio.

As reuniões são promovidas pelo Departamento de Desenvolvimento Pedagógico da Prograd, em parceria com o Núcleo de Acessibilidade da Ufes (Naufes), a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) e o Centro de Educação (CE).

Grupos PET

Também nesta quarta-feira, 25, a partir das 13 horas, no auditório do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), campus de Goiabeiras, a Prograd realiza o II Encontro de Grupos PET da Ufes. O objetivo é fazer um balanço de atividades desenvolvidas e iniciar o planejamento das atividades para 2020.

O evento contará com a participação dos 13 grupos PET existentes na Universidade: Matemática, ProdBio, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia da Computação, Conexões Cultura, Educação Física, Economia, Conexões Educação, Administração, Serviço Social, Psicologia e Licenciaturas.

Na abertura, o professor e diretor de Gestão da Extensão da Pró-Reitoria de Extensão da Ufes, Athelson Bittencourt, ministrará a palestra Museu da Ciência da Vida: integração do ensino, pesquisa e extensão.

O Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado pela Lei Federal nº 11.180/2005 e constitui-se em um instrumento de qualificação dos cursos de graduação e inserção social das universidades. O projeto é desenvolvido por grupos de estudantes de graduação, com tutoria de um docente.

O programa é um complemento à formação dos seus integrantes, garantindo aos alunos oportunidades de vivenciar experiências para além da estrutura curricular do curso, visando a uma formação acadêmica global.

Texto: Thereza Marinho