Programação de recepção aos novos estudantes começa nesta segunda-feira, 21

21/08/2017 - 10:07  •  Atualizado 21/08/2017 18:03
O segundo semestre letivo de 2017 começa agitado para quem está ingressando na Ufes. A recepção institucional no campus de Goiabeiras ocorre nesta segunda-feira, 21 de agosto, às 14 horas, no auditório Manoel Vereza, no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), quando o reitor, Reinaldo Centoducatte, e a vice-reitora, Ethel Maciel, darão as boas-vindas aos novos estudantes. Eles também conhecerão a estrutura da Universidade, que será apresentada pelos pró-reitores. A palestra de abertura será com o professor do Departamento de Educação Gustavo Forde, sobre o tema “Juventude, pluralidade e alteridade”.

No campus de Maruípe, o reitor e a diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Gláucia Rodrigues Abreu, recepcionarão os estudantes no dia 22, às 8h30, no auditório Rosa Maria Rêgo Paranhos.

Já no campus de Alegre, a recepção será realizada no dia 24, às 18h, na quadra coberta, com o reitor e os diretores dos dois centros: Neuza Brunoro, do Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS), e Dirceu Pratissoli, do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE).

No dia 28, será a vez do campus de São Mateus iniciar a programação de boas-vindas, com recepção pelo diretor Roney Pignaton da Silva, às 17h30, no Auditório Central. O grupo Som Uni – Projeto Encantos e Encontros participa da abertura do evento. A programação de boas-vindas dos centros traz conversas com coordenadores de cursos, visitas a laboratórios e projetos de extensão, informações sobre iniciação científica e programas de assistência estudantil, tour pelos campi e muitas outras atividades de 21 de agosto a 4 de setembro. Confira a programação dos Centros anexada abaixo.

Boas-vindas

O reitor, Reinaldo Centoducatte, destaca a importância da participação dos estudantes na programação de boas-vindas. Para ele, o início do semestre letivo é um momento de renovação e alegria para a Ufes, com o ingresso dos novos estudantes que passam a integrar a comunidade universitária. “São todos muito bem-vindos”, salienta.

Para o reitor, os ingressantes devem buscar compreender as dimensões da Universidade e seu funcionamento, mantendo a certeza de que agora fazem parte de uma instituição comprometida com o ensino público de qualidade.

Ele ressalta que a Ufes, assim como o conjunto das universidades federais, passa por crise financeira provocada pelo contingenciamento e cortes de recursos para a educação superior. “Contudo, com muito esforço e planejamento, estamos buscando o equilíbrio necessário para manter o pleno funcionamento das atividades acadêmicas”, destaca.

Texto: Leticia Nassar
Edição: Ana Paula Vieira