Programa Afro-Diáspora comemora cinco anos no ar, na Rádio Universitária

05/09/2016 - 16:32  •  Atualizado 06/09/2016 17:37

O programa Afro-Diáspora, da Rádio Universitária FM, comemorou cinco anos de existência, no último dia 28 de agosto. No ar de segunda a sexta-feira, sempre das 17 às 18 horas, o Afro-Diáspora pretende proporcionar, por meio de músicas, reportagens e entrevistas, um aprendizado sobre a diversidade do continente africano.

A ideia de um programa que tivesse como tema a África, a afro-brasilidade e suas influências pelo  mundo partiu de alguns estudantes, de diferentes cursos, apoiados e incentivados por professores do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Ufes (Neab). O objetivo é apresentar um continente rico culturalmente e romper estereótipos e desmistificar o senso comum de que a África é um continente em constante degradação, devastado pela fome e diversas doenças. Além disso, o programa amplia a discussão sobre as questões que envolvem a população negra e suas influências no contexto cultural, social e tecnológico mundial.

O Afro-Diáspora é apresentado por estudantes da Ufes sob a coordenação de professores da Ufes e pesquisadores do Neab, que atuam com atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionados ao campo de estudos afro-brasileiro e africano.

Para ouvir o programa ao vivo sintonize a frequência 104,7 do seu rádio ou acesse o site www.universitariafm.ufes.br. Você também pode acompanhar todas as novidades do Afro-Diáspora no Facebook e no Twitter.

Texto: Hélio Marchioni