Programa Cultura Alternativa traz documentário inédito para a TV Ufes

03/05/2016 - 10:58  •  Atualizado 03/05/2016 10:58

A TV Ufes exibe nesta terça-feira, 3, às 14 horas, com reprise às 22 horas, o documentário “Bichas”, uma produção inédita na televisão. O filme é tema do programa Cultura Alternativa, produzido pelo Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho e exibido na programação do Canal Universitário – Canal 13 da NET. Além da estreia, nesta terça-feira, o filme também será exibido em horários alternativos durante toda a semana.

O filme traz depoimentos e histórias reais de homossexuais vítimas de preconceito. Dirigido por Marlon Parente, a ideia surgiu depois de uma ameaça sofrida por ele e por um grupo de amigos. "Esse filme fala, antes de tudo, de amor. Para ser mais exato: de amor próprio. A palavra ‘bicha’ vem sendo usada de forma errada, como xingamento. Quando na verdade, deveríamos tomar como elogio", diz a apresentação do filme no canal do youtube, que já conta com mais de 450 mil visualizações.

O professor do curso de Rádio e TV do Ceet Vasco Coutinho, Haroldo Vidal Júnior, um dos orientadores do programa Cultura Alternativa, entrou em contato com o diretor e conseguiu a autorização para a exibição, que ocorre pela primeira vez em um canal de televisão. A parceria entre a TV Ufes e a TV CEET existe deste 2015 e já está na segunda temporada de exibição do Cultura Alternativa.

Texto: Ana Paula Vieira