Programa de Assistência Dermatológica reinicia atendimentos no interior do ES

22/04/2015 - 11:40  •  Atualizado 23/04/2015 16:36

O Programa de Assistência Dermatológica (PAD) da Ufes reiniciou os atendimentos em 11 municípios do interior do Espírito Santo. A próxima assistência será realizada nos dias 25 e 26 de abril, no município de Afonso Cláudio.

O objetivo do programa é auxiliar lavradores pomeranos no tratamento do câncer de pele e na prevenção da doença. Para isso são realizadas consultas, procedimentos e, quando necessário, pequenas cirurgias. Os casos mais graves são transferidos para o Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam). A equipe é formada por acadêmicos, médicos e técnicos de enfermagem, além de estudantes, que atendem as comunidades sob a  orientação de dermatologistas.

O PAD é realizado pela Ufes em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, a Associação Albergue Martim Lutero, prefeituras municipais, secretarias municipais de Saúde e paróquias locais da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.

A equipe do programa viaja uma vez por ano para as cidades de Afonso Cláudio, Baixo Guandu, Itarana, Itaguaçu, Santa Maria de Jetibá, Laranja da Terra, Domingos Martins, Vila Pavão, Vila Valério, Pancas e São Gabriel da Palha. Em cada cidade são feitos de 300 a 500 atendimentos em um final de semana.

Texto: Betina Hatum