Programa METUIA/Ufes realiza curso sobre estratégias da mediação e solução de conflitos

19/02/2019 - 12:15  •  Atualizado 20/02/2019 17:03

O programa METUIA/Ufes do Departamento de Terapia Ocupacional juntamente com o grupo  MediadorES realiza nesta quarta-feira, 20, o curso de extensão "O uso de estratégias da mediação e métodos adequados à solução de conflitos como ferramentas de transformação das relações sociais". O objetivo é qualificar profissionais para o uso de métodos adequados à solução de conflitos em suas práticas profissionais.

O curso – a ser realizado a partir das 8 horas no Salão Rosa do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) – abordará conteúdos como os Mascs (métodos adequados à solução de conflitos), mediação, negociação, escuta ativa e comunicação não violenta. Os Mascs compõem estratégias de transformação social para a cultura de paz, auxiliando na reconexão social e transformação das relações. São formas que buscam, por meio da Mediação, Conciliação e Arbitragem, resolver um determinado conflito fora do meio judicial.

O conteúdo será ministrado pela advogada Paula Maria Peixoto Ribeiro Schmildt, mediadora habilitada no Cadastro de Nacional de Mediadores Judiciais do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e no Núcleo Permanente de Métodos de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), além de mediadora judicial certificada pelo CNJ com mais de 140 horas de mediação judicial realizadas.

O curso contará com a participação de profissionais que atuam na Proteção Social Especial da Secretaria Municipal de Ação Social (Semas) da Prefeitura de Vitória, além de profissionais e estudantes das áreas de Terapia Ocupacional, Direito, Serviço Social e Psicologia.

Companheiro

Projeto METUIA foi criado em 1998 e reúne professores, pesquisadores, profissionais e estudantes de graduação e de pós-graduação em torno das temáticas da formação, da pesquisa e da atuação em Terapia Ocupacional Social.

METUIA é uma palavra indígena que significa amigo, companheiro. Atualmente, o projeto é desenvolvido nas universidades de São Paulo (USP), São Carlos (UFSCar), Federal de São Paulo (Unifesp), Ufes, Universidade de Brasília (UnB) e na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). O programa METUIA/Ufes é coordenado pela professora do Departamento de Terapia Ocupacional Maria Daniela Corrêa de Macedo, que também é membro da Comissão de Humanização nas Relações de Trabalho para Estudos, Recebimento de Solicitações para Mediação de Conflitos e Melhoria das Relações de Trabalho da Ufes.

“A mediação é um mecanismo não-adversarial e voluntário de resolução de controvérsias por intermédio do qual duas ou mais pessoas físicas ou jurídicas, buscam obter uma solução consensual que possibilite preservar o relacionamento entre elas. Para isso, recorrem a um terceiro, o mediador, que estimula, viabiliza a comunicação e auxilia as partes na busca da identificação dos reais interesses envolvidos no conflito, com isso, constitui um recurso eficaz na solução de conflitos originados de situações que envolvem diversos tipos de interesses”, destaca a professora.

Texto: Thereza Marinho