Programação do Cine Metrópolis de 22 a 28 de novembro tem estreias nacionais

20/11/2018 - 14:07  •  Atualizado 20/11/2018 14:11

A programação do Cine Metrópolis, no campus de Goiabeiras da Ufes, traz as grandes estreias nacionais My Name is Now Elza Soares e Carvana. Continua em cartaz o filme Sueño Florianopolis, coproduzido por Brasil, Argentina e França. Há ainda a sessão Cinemas em Rede, apresentando, este mês, a Sessão de Curtas, que vai exibir uma seleção de curtas-metragens produzidos por estudantes universitários.

A programação fica em cartaz no cinema em vários horários, entre os dias 22 e 28 de novembro, e os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do cinema por R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). Estudantes da Ufes têm entrada gratuita.

My Name is Now Elza Soares

Dirigido, produzido e roteirizado por Elizabete Martins Campos, My Name is Now Elza Soares (foto) não é um documentário nem uma cinebiografia. Trata-se de um musical que retrata a trajetória da cantora e compositora que tem 60 anos de carreira, levando às telas sensações e referências culturais brasileiras que formam a arte de Elza.

O filme traz números inéditos e exclusivos, gravados pela cantora especialmente para a ocasião. O longa ainda apresenta sequências musicais com clássicos da música brasileira, cujas letras e ritmos dão o tom da narrativa.

Sessões: Terça-feira (20) e quarta-feira (21), às 20h30; quinta-feira (22), às 20h; sexta-feira (23), às 20h30; sábado (24), às 20h; e domingo (25), às 19h.

Carvana

O ator, roteirista e cineasta Hugo Carvana (1937-2014) é o narrador de sua própria história neste filme dirigido por sua amiga e parceira Lulu Corrêa. É a voz do próprio Carvana que conta ao público seus mais de 60 anos de carreira, composta por mais de 70 filmes em que atuou e outros nove em que esteve atrás das câmeras. Ele relata sua época como estudante de teatro, seu início de carreira no cinema por meio de pequenos papéis nas chanchadas e sua consagração como ator no Cinema Novo.

A obra é resultado de entrevistas colhidas desde os anos 1970 até os últimos meses de vida de Hugo. Ilustrado com imagens raras garimpadas nos arquivos do cinema brasileiro ou no arquivo pessoal do ator, Carvana traz trechos de filmes que abarcam de Lulu de Barros a Glauber Rocha; de Ruy Guerra a Júlio Bressame. O longa mostra, ainda, cenas inéditas de making of de suas produções, que documentam o ofício do diretor na sua rotina de trabalho.

Sessões: Sexta-feira (23), às 16h30; sábado (24), às 18h; e domingo (25), às 17h.

Sueño Florianopolis

Coproduzido por Brasil, Argentina e França, Sueño Florianopolis conta a história dos argentinos Pedro (Gustavo Garzón) e Lucrécia (Mercedes Morán), separados após 22 anos de casamento, que decidem viajar de férias com seus dois filhos adolescentes para Florianópolis, litoral de Santa Catarina, no verão de 1990. Na estrada, conhecem o casal de brasileiros Marco (Marco Ricca) e Larissa (Andréia Beltrão), com quem dividem momentos, romances e experiências inusitadas em um verão inesquecível.

Escrito e dirigido por Ana Katz, o longa foi escolhido para participar de importantes festivais de cinema, como o Festival de Toronto e o Festival Internacional de San Sebastián, além de ter conquistado prêmios no Karlovy Vary Internation Fil Festival, Prêmio Especial do Júri e Prêmio da Crítica Internacional.

Sessão: Sexta-feira (21), às 18h30.

Cinemas em Rede

O Cinemas em Rede, projeto nacional do qual o Cine Metrópolis faz parte, traz esse mês para o público uma seleção de curtas-metragens realizados por estudantes de universidades inseridas no projeto. Serão quatro curtas exibidos: a ficção Convite Vermelho; a animação Só Sei que foi Assim; o documentário Psiu! Isso Aqui tem Graça; e o reflexivo Recluso.

O Cinemas em Rede é uma iniciativa que tem como objetivo contribuir para a articulação de um circuito universitário de exibição audiovisual. As salas escolhidas são abertas ao público, de forma gratuita, e o conteúdo das exibições é disponibilizado pelas próprias instituições participantes do projeto.

Sessão: Quinta-feira (22), às 18h30.

Texto: Adriana Damasceno

Edição: Ana Paula Vieira