Programas de pós-graduação divulgam editais para alunos regulares e especiais

O ano se inicia com novas oportunidades de ingresso em cursos de pós-graduação na Ufes para alunos regulares ou especiais. Nesse último caso, o estudante é aceito apenas para cursar uma ou mais disciplinas oferecidas pelos cursos.

Os programas de Ciências Fisiológicas e de Gestão Pública abrirão seleção para alunos regulares em seus cursos de mestrado. Já o Programa de Pós-Graduação em Informática irá ofertar vagas para doutorado em Ciências da Computação.

Os cursos de mestrado em Direito Processual, Ciências Sociais e Comunicação e Territorialidades lançaram editais específicos para alunos especiais.  Além disso, o Programa de Pós-Graduação em Letras divulgou a bibliografia que será utilizada em seus processos seletivos em 2019, além de mudanças nos pré-requisitos dos candidatos.

Confira abaixo as informações:

Ciências Fisiológicas (Mestrado)

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas (PPGCF) estará com inscrições abertas, de 7 a 31 de janeiro, para seu curso de mestrado. Serão ofertadas 23 vagas, distribuídas por orientador. A oportunidade é para os graduados nas áreas de Ciências da Saúde, Ciências Biomédicas ou correlatas, bem como estudantes concluintes desses cursos.

Os interessados deverão se inscrever enviando os documentos em forma de arquivo eletrônico para o e-mail secretaria.ppgcf.ufes [at] outlook.com . Dentre os pré-requisitos, o candidato deve comprovar proficiência em Língua Inglesa. Mais informações no endereço  http://www.cienciasfisiologicas.ufes.br/

Gestão Pública (Mestrado)

Também a partir de 7 de janeiro, o curso de Mestrado Profissional em Gestão Pública estará com inscrições abertas para cinco vagas, voltadas para o público em geral. Além destas, serão oferecidas vagas para servidores dos órgãos ou entidades participantes de acordos de cooperação específicos feitos com a Ufes, sendo reservadas duas vagas para cada um. São eles: Corpo de Bombeiros Militar do ES (CBMES); Governo do Estado do Espírito Santo; Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT); Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU); Ministério Público Federal (MPF); Procuradoria do Trabalho da 17ª Região/ES (MPT); Superintendência Regional da Polícia Federal no ES (SRPF/ES); Superintendência Regional da Polícia Rodoviária Federal (SRPRF/ES); Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTb/ES); Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE); Tribunal de Contas da União (TCU); Tribunal Regional Eleitoral do ES (TRE).

Os interessados têm até 20 de janeiro para se inscrever pelo e-mail  http://www.gestaopublica.ufes.br/

O processo seletivo irá utilizar o resultado do Teste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (Anpad), obtido entre fevereiro de 2017 e dezembro de 2018. Dentre os pré-requisitos, o candidato deverá elaborar um pré-projeto e enviá-lo na inscrição, o qual será utilizado para a indicação de um professor orientador, caso seu autor seja aprovado na seleção.

O candidato que já tenha sido aluno do programa nos últimos três anos, sem ter concluído o curso, será desclassificado do processo seletivo.

Informática (Doutorado - alunos regulares e especiais)

Em 2019, o Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) irá disponibilizar 20 vagas para o curso de doutorado em Ciências da Computação. A documentação necessária para a inscrição deverá ser enviada em um único arquivo, de até 25 MB, no formato PDF, pelo e-mail ppgi [at] inf.ufes.br. O curso trabalha com inscrições em fluxo contínuo,  que podem ser feitas em qualquer época do ano.

O público-alvo do processo seletivo são os profissionais com título de mestre, que tenham graduação nas áreas afins às linhas de pesquisa do programa, que são: Computação de alto desempenho; Inteligência Computacional; Redes de computadores e sistemas distribuídos; e Sistemas de Informação.

Além dessa seleção para alunos regulares, o PPGI publicou edital para interessados em cursar disciplinas do curso como aluno especial, no 1º semestre de 2019. Para mais informações sobre os processos seletivos, acesse a página do PPGI (clique aqui).

Direito Processual (Mestrado - aluno especial)

Estão abertas, até 8 de fevereiro, as inscrições para cursar, como aluno especial, disciplinas eletivas do curso de Mestrado em Direito Processual. Serão oferecidas seis vagas por disciplina, totalizando 78 oportunidades. Os candidatos devem preencher o requerimento de inscrição online, disponível no endereço http://www.direito.ufes.br/alunoespecial, até às 15h59min do último dia de inscrição.

A seleção dos alunos especiais será feita por meio de prova escrita. A bibliografia e outras informações do processo seletivo podem ser obtidas em http://www.direito.ufes.br/alunoespecial .

Ciências Sociais (Mestrado - aluno especial)

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) divulgou edital de seleção de alunos especiais para seu curso de Mestrado. Os interessados poderão se inscrever de 1º a 12 de fevereiro, na secretaria do programa. Serão ofertadas 35 vagas, distribuídas entre as disciplinas disponibilizadas no edital.

O candidato poderá cursar, no máximo, uma disciplina por semestre, mas poderá se inscrever em quantas desejar, numerando-as por ordem de preferência. Os componentes curriculares cursados como aluno especial poderão ser usados como aproveitamento de estudos, caso haja posterior aprovação como aluno regular do curso.

Estudantes concluintes de graduação também poderão participar do processo seletivo, mas deverão apresentar diploma ou certidão de colação de grau na matrícula, caso sejam aprovados.
 

Comunicação e Territorialidades (Mestrado - aluno especial)

Os interessados em cursar disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades (PósCom) no 1º semestre de 2019 deverão se inscrever na secretaria do programa de 28 de janeiro a 8 de fevereiro, das 9 às 12 horas. Também serão aceitas inscrições por correspondência, desde que cheguem à secretaria até o prazo final.

Serão disponibilizadas três disciplinas para a seleção: Questões em Jornalismo; Comunicação, Cotidiano e Sociabilidades; e Tópicos Especiais em Comunicação e Territorialidade. O número de vagas para alunos especiais será definido após a confirmação de matrícula dos alunos regulares, sendo limitado a 1/3 (um terço) do total de estudantes em cada disciplina.

Letras

O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) divulgou a Lista dos textos que serão utilizados para os processos seletivos de seus cursos de mestrado e doutorado em 2019. Além disso, haverá novas regras que deverão ser observadas pelos candidatos.

A partir de agora, para se candidatar a uma vaga no curso de doutorado o pesquisador deve ter efetivada a publicação ou submissão de, ao menos, um artigo em periódico indexado em estratos indicativos de qualidade A1 a B5 na área de Linguística e Literatura, preferencialmente com o orientador, vinculado ao tema de sua pesquisa de mestrado.  

Segundo o PPGL, os editais dos processos seletivos para os cursos de mestrado e doutorado em Letras estão em processo de finalização e serão divulgados em breve. Para acessar essas informações, clique aqui.

Mais informações sobre todos os processos seletivos podem ser obtidas nos editais anexados abaixo e nas páginas dos respectivos programas, onde devem ser acompanhadas eventuais alterações nesses editais e informações sobre as inscrições e resultados das etapas de seleção.

Para conhecer outros programas de pós-graduação que estão com editais abertos, clique na aba Editais do portal da Ufes.

Texto: Nábila Corrêa
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: 
Destaque
Edital
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.