Projeto abre inscrições para oficina de férias

22/11/2018 - 15:50  •  Atualizado 23/11/2018 08:58

­­Estão abertas as inscrições para a oficina de férias Quem tem medo da arte contemporânea?, que ocorrerá entre os dias 3 e 7 de dezembro de 2018, das 9h às 12h, no Centro de Educação da Ufes.

Realizada pelo Projeto de Extensão Interfaces do Ensino da
Arte
, coordenado pelo Núcleo de Artes Visuais e Educação do Espírito Santo (Navees), a ação será gratuita, aberta à comunidade e direcionada para crianças de 7 a 12 anos. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail navees.ufes@gmail.com.

De acordo com a coordenadora do projeto, Julia Rocha, a oficina tem a proposta de provocar a aproximação das crianças com produções artísticas contemporâneas, proporcionando experiências efêmeras que trabalharão cinco diferentes temas: narrativas enviesadas; tempo e memoria; espaço e lugar; corpo e identidade; e das políticas às micropolíticas - temas de uma série de livros da artista Katia Canton. "Para as crianças, a oficina se coloca como um espaço para a experimentação da arte de maneira relacionada com o conteúdo do qual trata, ou seja, a oficina se realizará na possibilidade de produzir e pensar arte aliada aos processos artísticos desenvolvidos na contemporaneidade", afirma Julia Rocha.

A professora Julia ressalta ainda que a atividade tem uma grande importância para os estudantes de graduação da Ufes que atuam como oficineiros, pois trata-se de um momento de articulação entre o que eles têm produzido em seus cursos de formação e a vivência educativa desenvolvida no contexto não formal. "As oficinas possibilitam que estes graduandos exercitem outra modalidade de educação para além daquelas experenciadas nos estágios curriculares", conta a coordenadora.

Projeto Interfaces do Ensino da Arte

O Projeto de Extensão Interfaces do Ensino da Arte é coordenado pelas professoras do Centro de Educação Julia Rocha e Margarete Sacht Góes. O Projeto se desenvolve por meio de diferentes ações, como as Oficinas de Linguagens e Práticas Artísticas, nas quais estudantes do curso de Licenciatura em Artes Visuais desenvolvem oficinas para comunidade acadêmica e externa, dialogando sobre suas poéticas com participantes.

Sobre o Navees

Também sob a coordenação da professora Júlia Rocha, o Navees desenvolve ações que contribuam para a formação inicial dos estudantes de Artes Visuais, e para a formação continuada dos egressos. O núcleo também integra pesquisas interinstitucionais nas áreas de Artes Visuais na Educação. Além de promover estudos nos campos da linguagem visual, da sua produção e do seu ensino na educação básica e não escolar e ações educacionais que visem à formação continuada de professores da educação básica sobre o ensino das Artes Visuais.

Texto: Cássia Rocha (estagiária de Comunicação)

Edição: Ana Paula Vieira