Projeto Cinemas em Rede exibe documentário “Substantivo Feminino” nesta quinta, 21

20/11/2019 - 18:07  •  Atualizado 22/11/2019 07:23
Compartilhe

O projeto Cinemas em Rede exibe nesta quinta-feira, 21, às 19 horas, o documentário Substantivo Feminino, no Cine Metrópolis, localizado no Campus de Goiabeiras. A entrada é gratuita e aberta ao público.

O longa, que tem a direção de Daniela Sallet e Juan Zapata, resgata a história de Giselda Castro e Magda Renner, duas pioneiras fundamentais para a militância ambiental no Rio Grande do Sul e no Brasil, que tiveram inserção internacional no movimento em defesa do meio ambiente. Integrantes de famílias tradicionais e com trânsito em meios políticos e sociais, elas não se calaram diante de ações que ameaçavam o meio ambiente, os animais e as pessoas.

As ativistas começaram a promover ações de cidadania em 1964, junto à população carente, por meio da Ação Democrática Feminina Gaúcha (ADFG). Pela atuação de Giselda Castro e Magda Renner, a ADFG se tornou o braço brasileiro da Friends of the Earth (Amigos da Terra), organização internacional de proteção ao meio ambiente. A partir de então, as duas percorreram o mundo em conferências internacionais, na Organização das Nações Unidas (ONU) e no Banco Mundial.

Cinemas em Rede       

A transmissão será simultânea para oito universidades federais do país: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).

O Cinemas em Rede é um projeto que conecta cinemas e exibidores das instituições federais de educação, ciência e cultura à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), criando um circuito nacional para a produção audiovisual brasileira. A prioridade do projeto é a de valorizar e ampliar o acesso ao conteúdo brasileiro, difundindo o cinema nacional em diversas comunidades.



Texto: Danielle Gonçalves (estagiária de Comunicação)
Edição: Ana Paula Vieira