Projeto de extensão Fordan realiza live solidária nesta quinta, 7, a partir das 19h

07/05/2020 - 12:03  •  Atualizado 08/05/2020 09:30

Na noite desta quinta-feira, 7, acontece a live solidária do projeto de extensão Fordan: Cultura no Enfrentamento à Violência. Com início às 19 horas, o festival cultural virtual faz parte das ações realizadas pela equipe do projeto para arrecadar doações que estão sendo entregues às famílias da região da Grande São Pedro, periferia de Vitória.

A live será transmitida na página do Fordan no Facebook (www.facebook.com/fordancefd.ufes) e os valores podem ser transferidos por meio do aplicativo PicPay (picpay.me/fordansaopedro).

As doações recebidas durante a live também serão revertidas para a Cátedra Sérgio Vieira de Mello na Ufes, coordenada pela professora Brunela Vincenzi, e para as ações organizadas pelo Time Enactus Ufes Vitória na comunidade de Jesus de Nazareth.

Programação

Dividida em quatro blocos, a live contará com apresentações de música e dança, com comentários de blogueiras em cada parte. O primeiro bloco, denominado A Live, vai contar com atrações nacionais e internacionais, como o ex-participante do The Voice Brasil Dan Abranches, Elisa Alves (Santa Teresa), a dupla Jobson (Santa Catarina) e Marcos (Portugal), Eliane Dias (Nova Venécia), e o bailarino e estudante da Ufes Adson Leipaus, que está na Alemanha. Encerrando o primeiro bloco, Isabella Ferreira explica o que é o projeto Fordan.

A doação e a importância do isolamento é o nome do segundo bloco, que traz Robertinho Silva (RJ), Gil Mendes, Jordan Fernandes, Elis Gonçalves e Carol Binah (todos de Vitória). Wislayne Lima fecha o bloco diretamente de Pernambuco, abordando a relevância do projeto durante o isolamento.

A terceira parte, O projeto de extensão Fordan, é dedicada à dança e apresenta nove bailarinos da equipe em várias performances individuais. A blogueira Isabella Ferreira retorna para falar da importância do projeto para a comunidade de São Pedro.

No encerramento, Ana Vieira apresenta a professora e pesquisadora do Departamento de Enfermagem da Ufes Ethel Maciel, que explicará sobre a pertinência do isolamento para as famílias em vulnerabilidade social. Em seguida, o violinista Fred Gouveia (EUA) apresentará canções como Amazing Grace e Ave Maria.

Ações

Presente na comunidade de São Pedro há 15 anos, o projeto de extensão Fordan atua acolhendo pessoas em vulnerabilidade social, problematizando e enfrentando violências contra mulheres, crianças, jovens e o público LGBT+. “Oferecemos orientação sócio-jurídica, atendimento de fisioterapia e terapia ocupacional e atividades de música, arte, reforço escolar e aulas de inglês, além de danças, como balé e danças urbanas, para pessoas em vulnerabilidade, em sua maioria pretas e pobres”, explica a fundadora e coordenadora do projeto, Rosely Pires, professora do Centro de Educação Física da Ufes.

Durante a suspensão das atividades e o isolamento social impostos pela pandemia da COVID-19, a equipe do projeto tem realizado entregas de cestas básicas contendo alimentos, materiais de higiene e kits artístico-pedagógicos a cada 15 dias, nas residências dos moradores. Atendimentos psicológicos, psicanalistas e orientações relativas a acessos a benefícios sociais têm sido feitos via WhatsApp. “Realizamos também o monitoramento de vulnerabilidades sociais e de saúde que possam ser porta de entrada para infecção da COVID-19”, ressalta a coordenadora.

“Hoje acolhemos e monitoramos cerca de 200 pessoas residentes em oito dos 11 bairros da Grande São Pedro. Esses indivíduos não foram contaminados pelo vírus porque estão ficando em casa, com seus direitos garantidos. Cuidando dessas famílias e evitando a saída deles para acessar benefícios e rendas provisórias estamos colaborando com as orientações da Organização Mundial da Saúde e da Organização das Nações Unidas na prevenção e combate à pandemia”, finaliza.

A live solidária conta com apoio do Laboratório de Pesquisas sobre Violência contra a Mulher (Lapvim/Ufes), do Núcleo de Pesquisas e Estudos Indiciários (Nei/Ufes), da Sociedade Brasileira de Psicanálise (SBP) e do Time Enactus Ufes Vitória. O estudante de Ciência da Computação da Ufes Victor Hugo Silva será o técnico voluntário responsável pela transmissão.

Informações sobre as ações do Fordan podem ser obtidas na página do projeto no Facebook ou diretamente com a coordenadora, pelo telefone (27) 98876-3526.

Texto: Adriana Damasceno
Imagem: Vinícius Vasconcelos (estudante de Cinema e Audiovisual)