Projeto de nivelamento em Matemática encerra 1ª fase com 92 estudantes

17/08/2016 - 14:50  •  Atualizado 18/08/2016 17:02

A primeira turma, com 92 estudantes, do projeto de Nivelamento em Matemática para estudantes ingressantes nos cursos de Engenharia aprovados para o segundo semestre de 2016, encerrou sua 1ª fase. As aulas de matemática básica foram ministradas no primeiro semestre de 2016/1 pelos professores do Departamento de Matemática Etereldes Gonçalves Júnior e Ademir Sartim, com o apoio de monitores. O projeto é pioneiro no Brasil e teve o objetivo de preparar os estudantes para cursar a disciplina de Cálculo I, que apresenta elevados índices de reprovação.

Você pode ler esta e outras matérias na edição 513 do jornal Informa, que começou a circular na última segunda-feira, 15. Clique aqui para ler a íntegra da edição.

A iniciativa do projeto surgiu após um estudo feito pelo professor Etereldes, no período de 2006 a 2011, mostrando que os índices de reprovação em Cálculo I aumentaram de 31% para 43%. O projeto está vinculado ao Departamento de Apoio Acadêmico da Pró-Reitoria de Graduação e faz parte do Programa Institucional de Apoio Acadêmico (PIAA), que visa a promoção do sucesso acadêmico e ao combate à retenção, ao desligamento e à evasão nos cursos de graduação da Ufes.

Em dezembro deste ano será feita uma análise do impacto do nivelamento para a aprovação dos estudantes na disciplina de Cálculo I, que está sendo ofertada nesse semestre.

“A expectativa é que o curso de nivelamento contribua para a diminuição da taxa de reprovação e que tenhamos uma nova turma de nivelamento em 2017. É importante destacar que esse primeiro curso foi avaliado pelos alunos com 100% de bom e ótimo”, destacou Etereldes.

A carga horária de 90 horas poderá ser utilizada pelos estudantes para integralização curricular do seu curso.

Texto: Hélio Marchioni