Projeto Máscara Solidária doa mais de 3 mil máscaras para instituições da Grande Vitória

21/05/2020 - 16:42  •  Atualizado 25/05/2020 10:28

O Projeto Máscara Solidária, uma iniciativa de professoras da Ufes intitulada Coletivo de Professoras de Saúde da Ufes, já entregou 3.530 máscaras de tecido para dez instituições ou coletivos que desenvolvem trabalho social. No total, já foram confeccionadas 7.500 máscaras, e a distribuição ainda está em andamento.

O projeto tem o intuito de beneficiar quem precisa de máscara e gerar uma oportunidade de renda para costureiras do Morro da Piedade, em Vitória. Para a produção das máscaras, o grupo conta com doações em dinheiro, que podem ser feitas por meio do aplicativo PicPay no endereço @mascara.solidaria, ou de material (tecido, elástico). Neste caso, o contato deve ser feito por meio da página do projeto no Facebook.

Até o momento, 75 pessoas físicas e uma empresa contribuíram com a iniciativa. As máscaras já produzidas foram distribuídas em entidades como o abrigo Arco Íris, a Casa de Atendimento e Orientação a Crianças e Adolescentes (Caoca) e o Coletivo Beco.

A ação teve início em abril e é coordenada pela professora do Departamento de Educação Integrada em Saúde Maria Del Carmen.

Ação no interior

Além dessa iniciativa em Vitória, nesta semana o projeto Máscaras solidárias de Alegre atingiu a marca de 5 mil máscaras produzidas e doadas. Essa era a meta inicial do projeto, que começou no dia 4 de abril com a participação de professores e de alunos do campus da Ufes em Alegre e de voluntários, como lojistas, servidores públicos e estudantes.

Além da fabricação, os voluntários saem às ruas realizando campanhas educativas de prevenção contra a contaminação pelo Sars-CoV-2. A ação beneficia, primordialmente, a população carente de Alegre cadastrada nos programas de assistência social do município.

Texto: Danielle Gonçalves (estagiária de Comunicação)
Imagem: equipe do projeto