Projeto Narradores da Maré lança filme no Cine Metrópolis nesta quarta, 11

O projeto de extensão da Ufes Narradores da Maré, em parceria com o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Jacyntha Ferreira e com o Instituto Marlin Azul (IMA), lança o curta-metragem Dia do Manguezal, nesta quarta-feira, 11 de dezembro, às 8h30, no Cine Metrópolis, campus de Goiabeiras. A animação conta com a participação de cerca de 40 crianças de 5 e 6 anos da escola.

No curta, as experiências dos estudantes do CMEI se unem aos trabalhos já realizados em parceria com o projeto da Ufes, que buscam a valorização e a preservação dos manguezais. A animação também conta com a participação de músicas de congo que as crianças gostam de cantar e tocar. A trilha sonora foi gravada pelo Instrumentarte, projeto da Secretaria Municipal de Cultura, coordenado por Lena Cogo. 

O Narradores da Maré já realizava ações de extensão com as Paneleiras de Goiabeiras desde o início do ano. O coordenador do projeto, Soler Gonzalez, conta que, após ficar sabendo do trabalho que a escola realizava, abordando as tradições da comunidade local, deu início à parceria.

“Dessa conversa, surgiu a proposta de realizar, com o apoio do IMA, oficinas de cinema de animação. O Narradores entrou com o apoio pedagógico e fez contato para a exibição no Metrópolis”, lembra Gonzalez. Segundo ele, o curta tem grande contribuição social: “É uma prática que trabalha com abordagem ecológica, ambiental e também política”.

Parceria

A professora do CMEI Fabíola Fraga trabalha há 20 anos com educação ambiental e é uma das responsáveis pela execução do projeto na escola. “A parceria com o Narradores da Maré e o IMA viabilizou a concretização dessas experiências em forma de filme”, afirma. Ela orientou os trabalhos junto com a professora Márcia Oliveira.

Veja também matéria publicada no site da Pró-Reitoria de Extensão.

 

Texto: Anderson Barollo (bolsista de projeto de Comunicação)
Foto: Beatriz Lindenberg (IMA)
Edição: Ana Paula Vieira e Thereza Marinho

 

Categoria: 
Destaque
Evento
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.