Projeto social desenvolvido por estudantes da Ufes é premiado em evento nacional

07/08/2019 - 12:12  •  Atualizado 01/11/2022 09:16

O time Enactus Ufes Vitória foi a equipe vencedora da Liga Rookie no evento nacional Enactus Brasil (Eneb) 2019, competição na qual times formados por estudantes de graduação de mais de 120 universidades brasileiras apresentaram os projetos de empreendedorismo social que desenvolveram ao longo do ano. A premiação ocorreu em julho, na cidade de São Paulo.

No evento, a equipe da Ufes apresentou o programa "Pequenos Negócios, Grandes Mulheres", desenvolvido na comunidade de São Pedro com o objetivo de capacitar mulheres vítimas de violência doméstica e em situação de grande vulnerabilidade socioeconômica para se tornarem empreendedoras, conquistando sua autonomia financeira. A iniciativa concorreu com outros 14 projetos, todos avaliados por uma banca de juízes, que contribuem com seus feedbacks para o crescimento das equipes.

A estudante Letícia Missias, membro do time, destacou que projeto é realizado em parceria com outra iniciativa realizada pela Ufes, o projeto de extensão Formação em Dança (Fordan), ligado ao Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) e que também atua na região de São Pedro com foco no enfrentamento da violência. "O projeto que apresentamos só foi possível graças a uma parceia com o Fordan, coordenado pela professora Rosely (Pires). O mérito não é só nosso, são dois projetos da Ufes unidos pelo propósito de impactar vidas", afirma Letícia.

Para a equipe, o prêmio também representa a consolidação do projeto e os motiva a abrir novos caminhos. Eles esperam, com isso, atrair empresas para parcerias a fim de alavancar o projeto dentro da comunidade, atendendo não apenas às mulheres, mas às famílias do bairro São Pedro.

Iniciantes

O time Enactus Ufes Vitória, criado em março deste ano, foi o mais jovem participante do evento a concorrer na Liga Rookie 2019, que engloba todos os times iniciantes, nascidos há menos de um ano, e que nunca estiveram no evento nacional.

A equipe tem como orientadora a professora do Departamento de Engenharia de Produção Míriam de Magdala e é formada por 10 estudantes de 9 cursos de graduação da Ufes: Administração, Cinema e Audiovisual, Direito, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Estatística, Fisioterapia, Publicidade e Propaganda, e Terapia Ocupacional.

Texto: Thereza Marinho