Projetos da Ufes são destaque na 10ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia

23/10/2013 - 15:39  •  Atualizado 24/10/2013 14:28

Por Hélio Marchioni, com foto de Thaiana Gomes

Cerca de 100 projetos de todos os campi da Ufes são destaque na 10ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia (SECT), que acontece até esta sexta-feira, dia 25, na Praça do Papa, em Vitória. Além de estarem no estande da Ufes, os projetos também estão expostos no espaço da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes).

Os visitantes da feira poderão conhecer projetos como o carro autônomo, o carro movido pela energia solar, Entre Comunidades, Robótica, Museu de Minerais e Rochas, Design em Quadrinhos na História do Espírito Santo, Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, Núcleo de Cidadania Digital e Show de Química, entre outros.

A Rádio Universitária 104,7 também está com um estúdio exclusivo no evento e fará a cobertura ao vivo de toda a programação. Serão flashes, entrevistas e a transmissão, diretamente do local, do programa “Revista Universitária”, que é veiculado diariamente, às 18 horas.

Edufes

Além dos projetos da Universidade, o estande da Ufes levará ao público o acervo e o catálogo de obras da Editora da Ufes (Edufes). Além de conhecer os últimos lançamentos, quem visitar o espaço da Edufes poderá ganhar brindes e conversar com alguns autores sobre os livros.

Em 2012, Semana Estadual de Ciência e Tecnologia foi considerada a maior do Brasil com 75 mil visitantes, passando a fazer parte do circuito das12 feiras mais importantes do mundo. A expectativa é que mais de 100 mil pessoas compareçam este ano.

A Semana Estadual integra a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, evento nacional que acontece em todo o País no período de de 21 a 27 deste mês. Com o tema “Ciência, Saúde e Esporte”, o objetivo é promover o saber científico, estimular a criatividade, a inovação e a interação entre a sociedade e as instituições públicas e privadas de ciência e tecnologia do Brasil e do exterior.

Além dos projetos locais, sete países estarão nesta edição da SECT: Portugal, Itália, Hungria, Bósnia, Ucrânia, Rússia e Suíça. Os estandes poderão ser visitados até quinta-feira, das 9 às 20 horas. Na sexta-feira, o encerramento será às 17 horas. A entrada é gratuita.