Publicada chamada de projetos para o Mais Cultura nas Universidades

24/10/2014 - 19:58  •  Atualizado 29/10/2014 15:49

A Superintendência de Cultura e Comunicação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão, convida professores, servidores técnico-administrativos e estudantes da Universidade a participar da chamada de projetos para o Plano de Cultura da Ufes previsto no Edital Mais Cultura nas Universidaades (EDITAL nº 30 de 7 de outubro de 2014), a ser implementado nos anos de 2015-2016.

A Chamada de Projetos visa à prospecção e a pré-seleção de ações do campo da cultura e das artes, em atividade ou ainda inéditas, propostas pela comunidade acadêmica da UFES para integrar o Plano de Cultura da Universidade Federal do Espírito Santo, conforme disposto no Edital Mais Cultura nas Universidades.

Primeria reunião

Na próxima quarta-feira, 29 de outubro, a Supecc realiza a primeira reunião para debater o processo de produção do Plano de Cultura da Ufes para o Edital Mais Cultura nas Universidades. A reunião acontecerá no Cine Metrópolis, às 14 horas, e é aberta a todos os interessados em contribuir para a definição das diretrizes e do plano e ações a serem propostas no Edital Mec/Minc.

Edital Mais Cultura nas Uiversidades

O Edital Mais Cultura nas Universidades é uma ação do Programa Mais Cultura nas Universidades, instituído conjuntamente entre o Ministério da Educação e o Ministério da Cultura por meio da Portaria Interministerial MEC/MinC nº 18/2013, e tem a finalidade de desenvolver e fortalecer o campo das artes e da cultura no país, com ênfase na inclusão social e no respeito e reconhecimento da diversidade cultural. Além disso, o Edital tem como objetivo criar Planos de Cultura das Instituições Federais de Ensino Superior, e das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnólogica.

Os Planos de Cultura das Universidades devem privilegiar programas, projetos e ações culturais que valorizem, reconheçam, promovam e preservem a diversidade cultural nas Instituições Federais de Ensino Superior, com prazo de execução de até dois anos. Alguns dos conceitos que nortearão a seleção de ações são a transversalidade; a diversidade cultural; o extensionismo; a interface entre educação, arte e cultura; e a relação com os territórios em que a UFES está inserida.

Os critérios da chamada de projetos e os formulários para inscrição de propostas podem ser encontrados abaixo:

Formulário de Inscrição

Planilha Orçmentária