Recepção aos novos estudantes com aulas inaugurais e atividades culturais

26/07/2016 - 10:06  •  Atualizado 27/07/2016 15:28

Os estudantes que ingressam na Ufes no segundo semestre de 2016 terão uma ampla programação durante a Recepção Institucional 2016/2, que engloba aulas inaugurais, rodas de conversa e atividades culturais a serem realizadas nos quatro campi da instituição entre os dias 27 de julho e 4 de agosto.

Em Vitória, a recepção ocorrerá no dia 27 de julho, no Campus de Goiabeiras, e no dia 28, em Maruípe. No dia 27, os estudantes serão recebidos pelo reitor Reinaldo Centoducatte e pela vice-reitora Ethel Maciel, às 8 horas no Teatro Universitário e às 18h30 no Cine Metrópolis. A aula inaugural “Juventude e Universidade: o seu lugar na Ufes” será proferida pelo professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Rodrigo Ednilson de Jesus, nos dois momentos. Após as aulas, haverá uma roda de conversa sobre Ensino, Pesquisa, Extensão e Assistência Estudantil.

Haverá ainda uma apresentação da Companhia de Dança Andora, do Centro de Educação Física e Desportos da Ufes, às 10h45. A mesma programação chega ao Campus de Maruípe no dia 28, com as boas-vindas do reitor e da vice-reitora juntamente com a diretora do Centro de Ciências da Saúde, Gláucia Rodrigues Abreu.

No Campus de Alegre, o reitor e a vice-reitora dão as boas-vindas aos estudantes no dia 2 de agosto, juntamente com o diretor do Centro de Ciências Agrárias e Engenharia (CCAE) Dirceu Pratissoli e a diretora do Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS) Neuza Maria Brunoro Costa, às 18h30, na quadra do CCENS. A aula inaugural “Juventude e Universidade: o seu lugar na Ufes” será às 19 horas com o secretário estadual de Direitos Humanos Júlio Pompeu, e a programação segue com roda de conversa e apresentações culturais. O Campus de São Mateus receberá a mesma programação no dia 4 de agosto, e as boas-vindas serão dadas pelo reitor, vice-reitora e diretor do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes) Roney Pignaton da Silva.

A recepção institucional foi preparada pelas Pró-Reitorias de Graduação (Prograd) e de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci), como forma de acolher os novos estudantes e informá-los sobre o funcionamento da Universidade e as principais políticas, programas e projetos. Além dos eventos, a Superintendência de Cultura e Comunicação editou o “Manual do Estudante”, que será distribuído para os ingressantes e também está disponível online (veja abaixo).

Para o reitor Reinaldo Centoducatte, “A programação de boas-vindas é uma forma interativa com que a universidade recebe os seus novos estudantes, de modo a integrá-los plenamente ao ambiente acadêmico”, salienta. Segundo ele, a recepção busca priorizar conteúdos informativos para que os calouros se sintam ambientados à universidade. “As palestras, atividades culturais e o manual do estudante são instrumentos criativos que buscam posicionar os ingressantes em seus respectivos cursos, permitindo a compreensão da universidade em sua totalidade, a partir do conceito de que, seja qual for o seu curso, seja Ufes”, ressalta o reitor.

Clique aqui para confirmar presença e convidar os colegas.

Veja a programação completa abaixo.

Texto: Ana Paula Vieira

Edição: Edgard Rebouças