Rede de Internacionalização da Educação recebe 18 estudantes estrangeiros

16/08/2018 - 17:37  •  Atualizado 23/08/2018 10:32

As instituições que compõem a Rede de Internacionalização da Educação do Espírito Santo (RIEES) estão realizando a primeira atividade de recepção integrada de estudantes estrangeiros. O evento teve início na terça-feira, 14, e vai até sábado, 19, quando o grupo de 18 estudantes, oriundos de seis países, irão conhecer a região de Pedra Azul.

A abertura foi realizada no Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Ufes, onde os alunos puderam conhecer alguns projetos, como a Oficina de Capoeira conduzida pelo mestre Fábio (foto). A programação também se estende a outras instituições que compõem a RIEES. Nesta sexta-feira, 17, a vice-reitora da Ufes Ethel Maciel estará presente no encontro de gestores da Rede, que será realizado na Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam).

Os estudantes que chegam neste semestre para estudar em universidades e faculdades do Espírito Santo vêem do Egito, Espanha, França, Hungria, Itália e Polônia. A secretária de Relações Internacionais da Ufes e presidente da Rede, professora Patrícia Cardoso, explica que este período coincide com o início do semestre letivo nas instituições de ensino do Hemisfério Norte.

Cooperação internacional

A Rede de Internacionalização da Educação do Espírito Santo (RIEES) foi instituída em junho de 2017 com o objetivo de criar um grupo de colaboração entre as instituições participantes para promover e fomentar a cooperação internacional das instituições de ensino do estado, com universidades e centros de pesquisa estrangeiros, por meio de ações conjuntas, troca de informações e experiências relacionadas à cooperação internacional.

A RIEES é formada pela Ufes, Emescam, Faculdade de Direito de Vitória (FDV), Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Faculdade do Centro Leste (UCL) e Universidade de Vila Velha (UVV).

Texto: Thereza Marinho
Foto: RIEES