Reflexões sobre o momento atual marcam a abertura da Semana do Servidor da Ufes

23/10/2018 - 12:26  •  Atualizado 24/10/2018 18:51

Foi com reflexões sobre o momento atual brasileiro que começou nesta terça-feira, 23, a Semana do Servidor da Ufes. A cerimônia de abertura, realizada pela manhã na sede da Associação dos Docentes da Ufes (Adufes), contou com a presença do reitor Reinaldo Centoducatte (foto); do presidente da Associação dos Servidores Aposentados (Asaufes), Reginaldo Loureiro; do presidente da Adufes, Antônio da Rocha Pinto; do presidente do Sindicato dos Trabalhadores (Sintufes), Wellington Pereira; e da diretora do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP) da Ufes, Josiana Binda; além de servidores da Universidade.

A Semana do Servidor é realizada em todos os campi da Ufes, em homenagem ao Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro. A programação é organizada pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Ufes (Progep) com a participação de uma comissão formada por servidores e representantes sindicais.

O reitor abriu a cerimônia agradecendo aos servidores pela dedicação à Universidade: “O momento é mais de agradecimento, por dedicarem seu esforço e inteligência para bem servir à sociedade brasileira, em especial à sociedade capixaba, por meio da Universidade”.

Centoducatte destacou também que a atual crise moral e política pela qual o país tem passado tem colocado em cheque as instituições públicas, em especial as universidades federais. “Os recursos estão sendo reduzidos substancialmente. Mas nós continuamos crescendo, em número de cursos, em serviços prestados. O que nós cremos, enquanto servidores, é que temos que manter nossa universidade. A educação é o principal vetor de mobilidade social. Nós defendemos esse projeto e, por isso, temos que ter a capacidade de resistir”, afirmou.

A diretora do DGP, Josiana Binda, destacou que o atual momento de instabilidade está se refletindo na saúde dos servidores. “Isso tem custado nossa saúde física e mental. Essa Semana do Servidor é marcada por ações voltadas para a promoção da saúde física e mental do servidor. A nossa escolha é servir à comunidade, ao público, e essa é uma escolha nobre. Mas nós precisamos nos fortalecer e mostrar para a sociedade a nossa importância. A Progep, por meio dessas ações, busca valorizar a contribuição e a dedicação de cada um. Que continuemos lutando por uma universidade pública de qualidade”, disse.

União

O presidente da Adufes, Antônio da Rocha Pinto, afirmou que os ataques aos servidores públicos estão sendo acentuados e que a categoria precisa ser reconhecida. Neste sentido, ele destacou a importância da união entre os três segmentos que movem a Universidade: “Qualquer que seja o cenário futuro, sabendo da importância do nosso trabalho, precisamos estar juntos, lutando, os três segmentos: estudantes, técnicos e professores. A sociedade precisa de nós e, em qualquer cenário, vamos lutar para prestar bons serviços a essa comunidade”.

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores (Sintufes), Wellington Pereira, é preciso que a preocupação com a qualidade de vida dos servidores se estenda por todo o ano. Ele criticou o fim da flexibilização da jornada de trabalho (que permitia a redução da jornada de oito para seis horas diárias para alguns setores) e a instituição do ponto eletrônico. “Não queremos um regime de servidão, queremos ser respeitados enquanto profissionais”, afirmou.

O Coral da Ufes encerrou a cerimônia com a exibição de um repertório de músicas populares. Ao final, o maestro Cláudio Modesto improvisou uma apresentação envolvendo todos os presentes, encantando a plateia.

A programação completa da Semana do Servidor está disponível no endereço eletrônico http://progep.ufes.br/sites/progep.ufes.br/files/field/anexo/semanaserv…

Texto: Thereza Marinho
Foto: Jorge Medina