Regulamentação profissional de educador social será discutida em congresso

31/08/2015 - 18:08  •  Atualizado 02/09/2015 11:55
“O Lugar da Educação Social, Popular e Comunitária na Política Pública” é o tema do V Congresso Internacional de Pedagogia Social, que será realizado a partir desta terça-feira, dia 1º, e até 3 de setembro, no campus de Goiabeiras. O evento vai discutir a regulamentação da Educação Social como profissão no Brasil, a formação do profissional e as áreas de atuação da Pedagogia Social.

O credenciamento terá início às 9h30, no Teatro Universitário. A conferência de abertura, com o tema “Sociedade contemporânea e pedagogia social como reconquista e desenvolvimento do social”, será ministrada pelos professores Bernd Fichtner (Universidade de Siegen – Alemanha) e Erineu Foerste (Ufes).

Nos demais dias, a programação também será realizada no Cine Metrópolis e no auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE) com mesas de debate, apresentações de pôsteres digitais e comunicações orais, além de atividades culturais, lançamento de livros e apresentação de dois curtas-metragens.

A expectativa é que cerca de 400 pessoas participem do congresso, que contará com a presença de convidados de vários países que abordarão temas como a investigação das práticas no campo das profissões sociais e a expansão dos espaços de discussão, articulação e avaliação das práticas de Educação Social, popular e comunitária.

Os Congressos Internacionais de Pedagogia Social (CIPS) são organizados pelo Grupo de Pesquisa Pedagogia Social, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), e pela Associação Brasileira de Pedagogia Social (Abrapsocial). Essa edição do Congresso é realizada pela Ufes, em parceria com a Faculdade Estácio de Sá, o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e o Centro Educacional Radier.

A programação completa do evento está disponível no endereço eletrônico http://ocs.ifes.edu.br/index.php/cips/V_CIPS .

Texto: Juliana do Amaral (bolsista de projeto de Comunicação)