Reinauguração do busto de José Martí marca Dia da Cultura em homenagem a Cuba

26/11/2015 - 13:45  •  Atualizado 27/11/2015 16:26

A restauração e reinauguração do busto de José Martí, localizado em frente ao prédio Bernadete Lyra no Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), marcou a quarta edição do Dia da Cultura Internacional, que nesta quinta-feira, 26, homenageou Cuba. A solenidade contou com a presença do reitor Reinaldo Centoducatte; da consulesa de Cuba, Ivette Martinez Leyva; e do médico, professor aposentado da Ufes e ex-governador do Espírito Santo, Vitor Buaiz (foto); entre outras autoridades universitárias.

O político, pensador, jornalista, filósofo e poeta cubano José Julián Martí Pérez foi o grande mártir da Independência de Cuba em relação à Espanha, criador do Partido Revolucionário Cubano (PRC) e organizador da Guerra de 1895. Em 2015 se completam 120 anos de sua morte. O trabalho de restauração da obra em sua homenagem foi realizado pelo Núcleo de Conservação e Restauração do Centro de Artes da Ufes.

A programação do Dia da Cultura Internacional teve início às 8 horas com o hasteamento das bandeiras do Brasil, de Cuba, do Espírito Santo e da Ufes em frente ao prédio da Reitoria, no campus de Goiabeiras.

Durante a manhã e no horário de almoço houve ainda a exibição de músicas e danças típicas; e a inclusão do prato típico Moros y Cristianos (um misturado de feijão, arroz, carnes e legumes) no cardápio do Restaurante Universitário (RU).

Às 12 horas, o Cine Metrópolis exibiu o filme “Numa Escola de Havana”, de Ernesto Daranas. E à tarde, às 14h30, teve início o seminário Cuba e José Julián Martí Pérez, no auditório do prédio IC-II, no CCHN.

O Dia da Cultura Internacional na Ufes tem como proposta celebrar, na última quinta-feira de cada mês, a cultura de um país com o qual a Ufes mantém relações de intercâmbio de estudantes ou acordos de cooperação acadêmica, além de despertar nos brasileiros o potencial de se tornarem estudantes de mobilidade internacional. O evento é realizado pela Secretaria de Relações Internacionais (SRI) e pela Superintendência de Cultura e Comunicação (Supecc) da Ufes.

Texto: Thereza Marinho
Foto: Jorge Medina